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Revisão do ISV só alivia carros de baixa cilindrada. Veja as simulações

O PS quer rever a tabela para o cálculo da componente de CO2 dos veículos a gasolina. Traz um ligeiro alívio para os modelos de baixa cilindrada mas custa mais nos carros mais potentes.

Miguel Baltazar/Negócios
08 de Março de 2016 às 14:00
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O Partido Socialista (PS) avançou com uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para este ano em que revê os valores da tabela de cálculo do imposto na componente ambiental para os veículos a gasolina. Desta forma, procura dar um benefício aos modelos menos poluentes.


Os carros a gasolina com baixas cilindradas, mas também reduzidas emissões de CO2 (não há alterações no caso dos veículos a diesel), ficam mais baratos do que com a tabela proposta no OE, mas também face aos valores praticados no ano passado. As "bombas" ficam ainda mais caras. Veja o impacto nas simulações realizadas pelo Negócios.

FIAT 500

 

 


No caso do Fiat 500, a versão inicial da revisão do ISV ditou uma descida no valor a pagar, essencialmente por causa da introdução de mais um escalão na componente de cilindrada que beneficiou os modelos com motorizações até 999 centímetros cúbicos (este Fiat tem um motor de 875 cm3). Na componente ambiental, o abatimento do cálculo anula o encargo. E o mesmo acontece agora com a revisão da tabela do ISV proposta pelo PS, algo que leva a que o preço de venda o público deste modelo baixa os mesmo 0,3% que já ia baixar com a proposta inicial no OE.

VW POLO

 

 

O Polo é um dos modelos beneficiados pela revisão da componente ambiental pretendida pelo PS. Na versão equipada com um motor 1.0, o valor da componente de cilindrada mantém-se face à versão inicial do OE, mas de CO2 desaparece (custava 29,4 euros com base na proposta de OE). O resultado é em vez de uma diminuição do preço de venda ao público de 0,1% face ao valor com base na fiscalidade de 2015, há uma redução de 0,3% no preço final. São menos 57 euros.

RENAULT CLIO 

 

 

 

O Renault Clio, na versão TCe 90 S&S ECO2, é dos mais beneficiados pela revisão do ISV proposta pelo PS. Na versão da proposta de OE para 2016, o ISV aumentava em 5%, o que se traduzia numa variação de 0,08% no valor de venda ao público (mais 12,4 euros face a 2015). Com a revisão, o valor do ISV cai em 2,3% face ao ano passado, o que vai permitir aos portugueses beneficiarem de uma redução no valor de venda deste modelo. Contudo, a diferença acaba por ser irrisória face ao ano passado: -0,04%. São menos pouco mais de cinco euros num total de 15.505,52 euros.

PORSCHE CAYENNE

 

 

 

Um dos modelos mais vendidos da Porsche, o Cayenne, já ia ser penalizado com a revisão do ISV prevista no OE, mas com a revisão pretendida pelo PS o custo extra para os consumidores será ainda mais expressivo. O encargo com o ISV ia aumentar 11,3% face a 2015, mas agora subirá 11,64%, levando a que o valor que os portugueses terão de pagar pelo modelo da fabricante germânica passe de 112.459 para 112.544 euros. Em vez de um aumento de 2,6% face a 2015, o preço de venda ao público agrava-se em 2,7%. São mais 2.933 euros.

FERRARI F12

 

 

O Ferrari já ia ser bastante penalizado com a revisão da fiscalidade para 2016. A alteração ao ISV ia ditar um aumento de 12,2% no encargo com este imposto face ao ano passado, tanto por via da cilindrada como pela da componente ambiental. E vai agravar-se ainda mais com a revisão da tabela de CO2 proposta pelo PS: em vez de 33.130 euros passará a pagar 33.400 euros, o que vai elevar o ISV em 16,2 % face a 2015. Assim, o preço de venda ao público que ia subir 2,8% para 351.856 euros, agravar-se-á em 2,9% para 352.187 euros. No final, são mais 331 euros do que na anterior tabela de ISV e mais 8.126 euros que em 2015.

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