Notícia
Simule o impacto das alterações no imposto sobre os automóveis
A Anecra disponibilizou um simulador para medir o impacto das alterações que o Governo pretende introduzir no Imposto Sobre Veículos (ISV).
A proposta de alteração do PS ao Orçamento do Estado, no que diz respeito ao Imposto Sobre Veículos (ISV), beneficia os carros a gasolina e pouco poluidores.
A conclusão é da Anecra, que disponibilizou no seu site um simulador para o ISV, que pode aceder aqui. E estão em linha com a análise já efectuada pelo Negócios, que tinha dado conta que a revisão do ISV só aliviava os carros de baixa cilindrada.
O Negócios avançou a 8 de Março que os carros a gasolina com baixas cilindradas, mas também reduzidas emissões de CO2 (não há alterações no caso dos veículos com motor diesel), ficam mais baratos do que com a tabela proposta no OE, mas também face aos valores praticados no ano passado.
No caso de um Fiat 500 a descida do ISV é de 29,5%, enquanto num Ferrari F12 existe um agravamento de 16,2%.
A alteração proposta pelo PS e que deverá entrar em vigor com o Orçamento do Estado, "determinará uma redução do ISV, apenas nos modelos menos poluentes, sendo que os quem têm maiores emissões de CO2 irão ver os encargos agravados", refere o comunicado da Anecra.
A Anecra adianta que a alteração do PS visa "promover uma maior sustentabilidade do ponto de vista ambiental", mas classifica-a de "residual" e "lamenta que a descida prevista contemple apenas os veículos a gasolina".
O aumento de impostos sobre o sector automóvel levou a que várias marcas avançassem com campanhas até à entrada em vigor do Orçamento.