Notícia
Marca chinesa Leapmotor estreia-se em Portugal
A Leapmotor, marca chinesa de veículos elétricos e de alta tecnologia, estreia-se no próximo mês de abril em Portugal através da Leapmotor International, uma ‘joint-venture’ numa proporção de 51/49 liderada pela Stellantis.
Nesta fase de lançamento, a marca propõe dois automóveis, o T03, um compacto citadino elétrico do segmento A, e o C10, um SUV elétrico do segmento D com caraterísticas premium, mas a Leapmotor planeia completar a sua gama com mais cinco novos modelos nos próximos três anos.
Comercializado em Portugal por 19.600 euros, o T03 está equipado com um grupo propulsor elétrico com uma potência máxima de 95 cv, associado a uma bateria de 37,3 kWh, que oferece uma autonomia de 265 km no ciclo combinado WLTP e até 395 km no ciclo urbano.
Design moderno, dotado de tecnologias de vanguarda, o T03 está disponível numa única versão totalmente equipada e em três cores de carroçaria – Branco Lunar, Cinzento e Azul Glaciar. As jantes de liga leve de alumínio de 15 polegadas conferem-lhe um ar desportivo.
Os principais equipamentos de conforto oferecidos de série incluem teto de abrir panorâmico com cortina elétrica, câmara traseira com sensores de estacionamento e ar condicionado automático. O equipamento engloba também travão de estacionamento elétrico e sistema de arranque sem chave.
Por fim, o T03 está equipado com um ecrã multifunções de 8 polegadas para as ferramentas de condução e um ecrã central de 10,1 polegadas. Ambos os ecrãs oferecem boa qualidade visual e estão equipados com comando de voz, permitindo ao condutor interagir com o veículo sem tirar os olhos da estrada.
SUV familiar C10
Por sua vez, o SUV elétrico C10 é o primeiro produto Leapmotor criado pela marca para o mercado mundial e em conformidade com as normas internacionais de segurança e design.
Comercializado em Portugal com um preço a partir de 37.400 euros, o C10 baseia-se na arquitetura LEAP 3.0 desenvolvida pela Leapmotor, que utiliza a melhor tecnologia elétrica inteligente da sua classe, incluindo uma configuração eletrónica integrada centralmente, o sistema ‘Cell-to-Chassis’ (CTC) e o ‘cockpit’ inteligente.
Com dimensões próprias de um modelo do segmento D – 4.739 mm de comprimento – e um ’design’ exterior sólido e robusto, o C10 oferece um habitáculo espaçoso, confortável e funcional para cinco ocupantes. A capacidade da bagageira de 435 litros é extensível aos 1.410 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Equipado com um motor de 218 cv e 320 Nm de binário, o C10 oferece um excelente comportamento em aceleração, com a distribuição do binário a garantir um elevado desempenho tanto a médias como a altas velocidades, o que é perfeito para ultrapassagens dinâmicas e para a condução em geral.
Um dos elementos-chave do grupo propulsor é o sistema de recuperação de energia, que inclui a travagem regenerativa e a função ‘freewheeling’.
O conjunto de baterias de 69,9 kWh garante 420 km de autonomia WLTP, o que torna o C10 apto para viagens longas. Além disso, está equipado com um carregador AC de 6,6 kW, que permite passar de 30% a 80% da capacidade da bateria em cerca de 6,1 horas; para um carregamento mais rápido, o sistema DC permite alcançar o mesmo resultado em apenas 30 minutos.
Em termos de segurança, o C10 vem equipado com um avançado sistema de assistência ao condutor (ADAS), que inclui 17 funções diversas.
A gama em Portugal é constituída por cinco cores de carroçaria e duas versões com os níveis de equipamento Style, por 37.400 euros, e Design por 38.900 euros.
Na primeira abordagem ao mercado português, a Leapmotor - leapmotor.net/pt - assenta numa rede de seis concessionários e reparadores autorizados, atualmente em fase de expansão.