Notícia
Recolha da Toyota envolve 781 carros em Portugal
A Toyota confirmou que vai chamar às oficinas nacionais 781 carros devido a uma falha nos cintos de segurança. Os veículos afectados são do modelo RAV4 que foram produzidos entre Julho de 2005 e Agosto de 2012.
A fabricante automóvel nipónica vai fazer o "recall" de 781 veículos em Portugal, confirmou a marca esta quinta-feira, 18 de Fevereiro, ao Negócios. A nível global, a Toyota vai chamar às oficinas 2,87 milhões de veículos devido ao defeito nos cintos de segurança dos bancos traseiros.
Os cintos de segurança poderiam ser danificados pela base metálica dos bancos traseiros em caso de colisões frontais, deixando de proteger os passageiros, explicou a Toyota.
Em Portugal, o modelo afectado é o Toyota RAV4, produzido entre Julho de 2005 e Agosto de 2012. A firma japonesa, que é a marca que mais vende automóveis a nível global, refere que o "recall" consiste na verificação e melhoria do sistema de guia dos cintos de segurança dos bancos traseiros exteriores.
A nível global, a fabricante automóvel japonesa vai fazer o "recall" de 2,87 milhões de veículos dos modelos RAV4, RAV4 EV e Vanguard SUV devido a este defeito nos cintos de segurança dos bancos traseiros.
A Toyota Portugal vai contactar directamente os clientes de viaturas envolvidas por carta registada para que, mediante a disponibilidade, se desloquem aos concessionários da marca, numa operação que não terá custos para os clientes e demorará cerca de uma hora.
Este defeito nos cintos de segurança já provocou uma vítima mortal no Canadá e um ferido nos Estados Unidos da América. Ainda assim, a Toyota não confirma que estes acidentes estejam relacionados com este defeito.