Notícia
Escândalo baixa quota de mercado na Europa à Volkswagen
O grupo alemão continua a ser líder no número de veículos vendidos, mas o escândalo de manipulação de emissões está a abrandar o ritmo de crescimento.
O escândalo de manipulação de gases poluentes está a ter impacto nas vendas europeias da Volkswagen, mostram os dados da ACEA de Novembro.
Em Novembro, o segundo mês completo após o escândalo, o grupo alemão viu a sua quota de mercado cair dos 26,6 para os 24,3% em termos homólogos.
Neste mês, o grupo Volkswagen é dos poucos a não registar um crescimento de dois dígitos, ao subir apenas 4,1% para os 263.797 veículos.
Já entre Janeiro e Novembro, o grupo alemão cresce 6,2%, para os 3,1 milhões de carros, o que lhe permite assegurar a liderança no que respeita ao número de veículos vendidos. Neste período, e em termos homólogos, a sua quota de mercado desceu dos 25,4 para os 24,8%.
O escândalo Volkswagen foi descoberto em Setembro nos Estados Unidos da América. Bastaram poucos dias para que o grupo admitisse ter manipulado os níveis de emissões de óxido de azoto (NOx) em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo. A correcção dos veículos arranca em Janeiro de 2016 nos países europeus.
Em Novembro, o grupo admitiria uma nova vaga: existiam 800 mil carros com emissões de dióxido de carbono (CO2) adulteradas. Mais tarde, a companhia reviu o balanço e apontou apenas para 36 mil carros afectados.