Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bruxelas investiga Volkswagen por empréstimos do BEI

O grupo alemão lamenta que não ter sido informado pelo OLAF quanto a esta investigação, que surge na sequência do caso de manipulação de emissões poluentes.

Bloomberg
16 de Dezembro de 2015 às 15:08
  • ...

O Organismo Europeu de Luta Anti-fraude da União Europeia, o OLAF, está a investigar se o grupo Volkswagen recebeu empréstimos do Banco Europeu de Investimento (BEI) para produzir motores mais limpos. A notícia é avançada pela agência Bloomberg esta quarta-feira, 16 de Dezembro.

As autoridades pegaram no assunto depois de o presidente do BEI, Werner Hoyer, ter afirmado em Outubro que estava a analisar os empréstimos à luz do escândalo de manipulação de emissões poluentes. Os créditos destinavam-se a ajudar a financiar o desenvolvimento de motores mais limpos.


"O facto de o OLAF estar a examinar o assunto não significa que as pessoas ou entidades envolvidas tenham cometido qualquer irregularidade", afirmou o gabinete num comunicado citado pela Bloomberg.


A investigação junta-se a uma longa lista que a companhia enfrenta desde a descoberta, em Setembro, do caso de manipulação de emissões poluentes – nomeadamente óxido de azoto (NOx) em 11 milhões de carros a gasóleo em todo o mundo.


A Bloomberg contactou a Volkswagen, que diz não ter sido ainda informada sobre o assunto e lamenta que a informação tenha sido tornada pública pelo OLAF sem que os visados tenham sido contactados.


O OLAF, sedeado em Bruxelas, é responsável por investigações casos de fraude, corrupção e evasão fiscal.

Ver comentários
Saber mais União Europeia Banco Europeu de Investimento Volkswagen Bruxelas economia negócios e finanças Informação sobre empresas automóvel banca
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio