Notícia
Vendas de automóveis em Portugal com melhor desempenho em cinco anos
Em 2015 a venda de veículos aumentou 24%. Apesar do escândalo da manipulação de emissões poluentes, a Volkswagen manteve-se como segunda mais vendida em ligeiros de passageiros, mesmo recuando 7,6% em Dezembro.
- 8
- ...
As vendas de automóveis em Portugal subiram 24% em 2015 face a 2014. No total do ano foram comercializadas 231.645 unidades, entre ligeiros de passageiros, comerciais e pesados, segundo dados provisórios divulgados esta segunda-feira, 4 de Janeiro, pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP).
"Apesar do crescimento agora registado face ao ano anterior, o mercado em 2015 situou-se 11% abaixo da média dos últimos 15 anos", destaca a ACAP.
"Assistimos desde 2013 a uma retoma do mercado após a fortíssima queda ocorrida nos anos de 2011 e 2012, não se tendo verificado ainda a recuperação para valores considerados normais para a dimensão do país", continua, em comunicado.
Ainda assim, desde 2010 – quando foram vendidos 272.754 automóveis e antes da chegada da troika a Portugal – que não se registavam dados tão positivos.
Por categorias, a venda de ligeiros de passageiros subiu 25% para 178.496 veículos; a de comerciais evoluiu 17,9%, chegando às 30.856 unidades; e foram comercializados 4.293 pesados, mais 27,6% do que em 2014.
Analisando apenas o desempenho do sector no mês de Dezembro, verifica-se que as vendas subiram 7,7%, para 17.283 veículos comparativamente ao período homólogo.
Volkswagen é segunda mais vendida
Por marcas, a Renault continua a ser a mais vendida em Portugal no segmento dos ligeiros de passageiros, tal como já tinha acontecido em 2014. No ano passado comercializou 20.447 carros (+25,3%).
Segue-se a Volkswagen que, apesar do escândalo da manipulação dos testes de emissões poluentes, subiu 21,8% no mercado nacional, somando 16.900 unidades comercializadas. Ainda assim, as vendas da marca alemã ressentiram-se em Dezembro, ao recuarem 7,6% face ao mesmo mês de 2014, para os 1.048 veículos.
Quanto à terceira marca mais escolhida pelos portugueses, também não há alterações: continuou a ser a Peugeot, cujas vendas aumentaram 25,7%, para 16.566 automóveis ligeiros de passageiros.
Por outro lado, e embora partido de volumes de vendas inferiores, no ano passado destacaram-se as subidas proeminentes de algumas marcas. A liderar, a Jeep, que disparou 755% ao vender 171 veículos em 2015.
O segundo maior crescimento coube à Suzuki: 516% e 154 unidades vendidas
No terceiro lugar surge a Lamborghini que em 2014 tinha comercializado apenas um veículo e passou para quatro em 2015 (+300%).