Notícia
Hyundai e Kia falham objectivos de vendas para 2015
A produtora automóvel sul-coreana e a sua filiada Kia Motor falharam o objectivo de vendas para 2015 pela primeira vez desde a crise financeira. Em 2016, o abrandamento económico da China deverá continuar a afectar os resultados.
As empresas, que juntas representam o quinto maior produtor automóvel em volume de vendas, transaccionaram 8,01 milhões de veículos, abaixo da estimativa de 8,2 milhões para este ano, noticia esta segunda-feira a BBC, acrescentando que a expectativa para 2016 é de que as vendas aumentem 1,5%.
Segundo a BBC, as concorrentes japonesas e norte-americanas têm vindo a reconquistar o terreno perdido nos EUA. Ao mesmo tempo, a procura nos mercados emergentes e no maior mercado automóvel – a China – tem vindo a abrandar.
Enquanto um yen fraco beneficia as concorrentes japonesas, a queda do valor da moeda em mercados como o da Rússia e o do Brasil, a par de uma forte moeda sul-coreana estão a restringir o valor das vendas do grupo no estrangeiro.
Em Outubro, a Hyundai reportou que os seus lucros trimestrais caíram para o nível mais baixo dos últimos cinco anos.
Para 2016, as produtoras esperam um aumento de vendas na ordem dos 1,5%, o crescimento mais baixo dos últimos 10 anos, escreve a BBC, acrescentando que o abrandamento da China – o maior mercado do grupo – continuará a afectar os resultados este ano.