Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fed corta juros diretores em 25 pontos base

Tal como se esperava, o banco central dos EUA decidiu reduzir a taxa dos fundos federais em 25 pontos base, para um intervalo compreendido entre 4,50% e 4,75%.

A Reserva Federal tem insistido que precisa de mais sinais e mais sólidos quanto à inflação para iniciar um alívio das políticas monetárias.
Elizabeth Frantz/Reuters
07 de Novembro de 2024 às 19:01
  • ...

Sem qualquer surpresa, a Reserva Federal (Fed) norte-americana anunciou esta quinta-feira, após dois dias de reunião de política monetária, um corte de 25 pontos base da sua taxa dos fundos federais, que fica agora num intervalo entre 4,50% e 4,75%.

Depois de ter iniciado a 18 de setembro o ciclo de descida dos juros diretores – mas com um corte jumbo, de 50 pontos base –, o banco central liderado por Jerome Powell (na foto) manteve assim a trajetória esperada para a taxa de referência, estando agora prevista uma nova redução de 25 pontos base na reunião de dezembro.

Segundo a Fed, o Comité Federal do Mercado Aberto (FOMC) votou unanimemente este corte de 25 pontos base. E houve algumas mudanças no comunicado sobre a decisão: foi retirada a referência a "adicional", relativamente ao progresso da inflação, e agora escreve que "a inflação fez progressos face à meta de 25% do FOMC, mas mantém-se de certa forma elevada". Também foi retirada a habitual frase dos últimos tempos de que "a inflação está a deslocar-se de forma sustentada para a meta de 2%".

Recorde-se que, para 2025, o "dot plot" – mapa trimestral que mostra como cada representante do banco central estima as mexidas nos juros diretores – apresentado em setembro apontava para que os juros diretores batessem nos 3,4%, numa visão mais otimista do que a apresentada no início do verão (3,4%). Em 2026, a autoridade monetária estimava que a taxa dos fundos federais tocasse nos 2,9%, abaixo dos 3,1% previstos em junho.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio