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Empresas na Europa competem em quatro cidades

Dirigido a start-ups já com atividade tangível, o programa Mastercard for Fintechs oferece ao vencedor 50 mil euros e a oportunidade de entrar no programa Start Path da Mastercard. Portugal é um dos países abrangidos pelo concurso.

16 de Julho de 2024 às 15:17
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Apoiar o crescimento e o desenvolvimento de fintechs na Europa, bem como a inovação dos pagamentos, é o objetivo do novo programa Mastercard for Fintechs, acabado de lançar pela Mastercard. Dirigido a start-ups de fintechs europeias em fases de pré-seed, seed ou série A, que já tenham implementado uma solução tangível nas áreas de pagamentos, Web3 e blockchain, novos fluxos de pagamento, banca e PME, finanças integradas ou tecnologias, este concurso europeu está aberto à participação de fintechs portuguesas. E vale a pena. A empresa vencedora vai ter a oportunidade de entrar no programa Start Path da Mastercard, participar em sessões de mentoria com especialistas e fundadores do ecossistema de fintechs europeias e ganhar um prémio final de 50 mil euros. Segundo a Mastercard, a ideia é ajudar as fintechs a desenvolverem as suas soluções e alavancarem o seu crescimento.


Criado para dar resposta aos desafios do ambiente macroeconómico atual, com as fintechs de todo o mundo a encontrarem dificuldades no que toca à angariação de fundos, este programa tem como objetivo também fortalecer a relação entre a Mastercard e as fintechs. Aliás, a marca é clara: ao posicionar-se como parceira preferida das fintechs, a Mastercard quer, com esta colaboração, ajudar estas empresas a crescer através de um acesso único a recursos de aprendizagem, network, mentoria e ferramentas únicas.




Estimular o crescimento e agilizar soluções


"As parcerias fazem parte do ADN da Mastercard e são fundamentais para nos ajudar a inovar, a preparar o futuro e a criar um impacto significativo e sustentável", assegura Eimear Creaven, presidente da Divisão Western Europe Mastercard, explicando que os seus programas têm uma abrangência mundial, estimulam a inovação, aceleram o crescimento e agilizam o lançamento de novas soluções. "Além disso, proporcionamos o acesso a ferramentas digitais para apoiarmos fintechs de todos os nichos e em todos os estágios de crescimento. É por isso que estamos muito entusiasmados por convidar fintechs de toda a Europa Ocidental a aderir a este nosso primeiro programa", conclui.


O acesso gratuito e exclusivo às plataformas de formação e de aprendizagem da Mastercard é apenas um dos benefícios deste programa acabado de lançar. Além disso, o Mastercard for Fintechs oferece ainda oportunidade de participar em diversos eventos para fintechs em vários países europeus bem como numa competição internacional única de fintechs.


As start-ups podem inscrever-se até 1 de julho de 2024 em Mastercard For Fintechs e as que participarem não só vão integrar uma rede internacional como ter soluções da Mastercard, promoção e oportunidade de financiamento. Além disso, vão ter ainda a possibilidade de alavancar as suas soluções e negócios através da construção de uma parceria de longo prazo com a Mastercard. Só benefícios.



Calendário da competição Mastercard for Fintechs


25 de junho: evento local em Paris


25 de setembro: evento local em Madrid para Espanha e Portugal


8 de outubro: evento local em Milão


18 de outubro: evento local em Amesterdão


25 de novembro: evento final em Paris



Quem se pode candidatar a este programa?


Start-ups de fintechs em fase de pré-seed, seed ou série A, que contem já com uma solução real implementada no mercado e tenham atividade em pelo menos um destes países europeus: Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Espanha e Portugal (nas áreas de pagamentos, Web3 e blockchain, novos fluxos de pagamento, bancos e PME, finanças integradas ou tecnologias verdes).


Entre todas as que se candidatarem, serão escolhidas 32 empresas. As selecionadas vão participar em quatro competições locais que irão decorrer, entre junho e outubro, em Paris, Madrid, Amesterdão e Milão. Em cada cidade irão competir oito fintechs locais. Depois, em cada um desses concursos, serão escolhidas duas vencedoras. No fim do ano, as oito vencedoras locais irão competir no concurso final, que irá acontecer em Paris.


Nessa fase final, as fintechs a concurso vão ter de apresentar os seus projetos a um júri composto por membros da Mastercard, bem como por parceiros externos. Depois das apresentações, haverá uma sessão de perguntas e respostas. No fim, cada projeto será avaliado tendo em conta critérios como a experiência da equipa, o grau de inovação do projeto, saúde financeira, viabilidade económica, potencial de escalabilidade e adequação estratégica à Mastercard. Só um ganhará.

Além da projeção no mercado dada pelo programa, a fintech vencedora vai receber 50 mil euros e acesso a recursos da Mastercard, como fast-track para a seleção final do programa Start Path e apoio e mentoria de especialistas e fundadores do ecossistema de fintechs. Um luxo. Aliás, vale a pena lembrar que a Mastercard Start Path já trabalhou com mais de 380 fintechs oriundas de 54 países e que, deste programa, já surgiram mais de 10 unicórnios – entre os quais a Revolut, a Razorpay e a Airwallet. Qual será a próxima?