Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grandes accionistas processam Volkswagen por causa do escândalo das emissões

Os investidores alegam que a fabricante sabia dos casos de manipulação dos gases nocivos detectados nos EUA e que deveria ter tornado pública a informação mais cedo.

Bloomberg
18 de Janeiro de 2016 às 13:57
  • ...

Mais de seis dezenas de grandes investidores na Volkswagen avançaram para tribunal contra o fabricante automóvel por falta de informação e pedem uma indemnização pela perda de valor das suas acções na sequência do escândalo das emissões de gases.

 

Em causa, de acordo com o escritório de advogados Nieding + Barth – que lidera o processo judicial apresentado num tribunal regional de Braunschweig, na Alemanha – estão pedidos de compensação de 66 grandes accionistas que, somados, ascendem às centenas de milhões de euros, avança a Reuters. O nome dos investidores e o valor concreto da indemnização pedida não é revelado.

 

Estes grandes investidores – britânicos e norte-americanos - pretendem assim ser ressarcidos das perdas impostas às acções da empresa na bolsa, que viu a sua capitalização bolsista reduzir-se em quase um terço desde que, em Setembro, reconheceu ter instalado um software nas viaturas diesel nos EUA que permitia manipular os dados sobre a emissão de gases nocivos nos testes de estrada.

 

Os accionistas alegam que a empresa sabia dos casos de manipulação antes de os ter reconhecido publicamente e que essa informação deveria ter chegado primeiro aos investidores.

 

"Além destes [accionistas], representamos milhares de investidores privados. Pensamos ser a maior plataforma para acções judiciais contra a Volkswagen na Alemanha", disse à Reuters Klaus Nieding, da Nieding + Barth.

 

O processo dos grandes investidores é o mais recente numa série de outras acções judiciais que têm a Volkswagen como alvo. Nos EUA, os clientes do fabricante alemão reclamam milhares de milhões de dólares em compensações, enquanto o Departamento de Justiça deverá aplicar multas que podem ir até 46 mil milhões de dólares (39,45 mil milhões de euros).

 

As acções da Volkswagen cedem 0,71% em Frankfurt, para os 111,15 euros.

 

Ver comentários
Saber mais Volkswagen escândalo das emissões
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio