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CEO da Volkswagen volta a pedir desculpas e está confiante quanto a uma solução nos EUA

O líder da Volkswagen AG pediu desculpas pelas acções que fizeram com que milhões de carros produzam testes de controlo de gases poluentes fraudulentos. Diess está confiante em relação a uma solução para as questões do diesel nos EUA.

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Volkswagen Exec Apologizes to Americans for Scandal
06 de Janeiro de 2016 às 10:51
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O líder da Volkswagen AG, Herbert Diess, pediu desculpa à população norte-americana pelas acções da construtora automóvel alemã que levaram ao escândalo da manipulação dos testes de gases poluentes, de acordo com a imprensa internacional. Presente na conferência Consumer Electronics Show em Las Vegas, Estados Unidos da América (EUA), Diess revelou que a empresa alemã está "confiante que vai encontrar uma solução [que seja] aceitável" com as autoridades norte-americanas para que cerca de 500 mil automóveis com motores a diesel possam ser alterados para ficar em conformidade com as regras ambientais.

Em entrevista à agência Reuters, o responsável da construtora automóvel apontou ainda que resolver os problemas dos modelos da Volkswagen mais antigos com motores a diesel 2.0l, de forma que fiquem em conformidade com as regras, vai ser mais complicado que nos modelos mais recentes. "A intrusão nos carros vai ser significativa", disse referindo-se aos modelos mais antigos. Segundo esta agência, há reguladores norte-americanos que defendem que a Volkswagen poderá mesmo ter de comprar os modelos mais antigos. O líder da empresa não refere se essa questão está a ser equacionada mas salienta que está optimista quanto à possibilidade de um acordo com os reguladores americanos possa ser alcançado em breve.

Em relação à tecnologia diesel, Diess considera que esta vai ainda ter um papel importante na estratégia futura da marca. "Diesel ainda tem um futuro em alguns segmentos" incluindo em veículos utilitários desportivos "e em alguns mercados têm de existir", disse, citado pela Reuters. O mercado europeu, na opinião do responsável, vai continuar a ser um mercado forte no que diz respeito ao diesel na próxima década.

Esta semana foi conhecido que a construtora automóvel foi processada nos Estados Unidos pelo Departamento de Justiça. As autoridades judiciais dos Estados Unidos da América (EUA) estão a pedir multas de milhares de milhões de dólares, de acordo com a Bloomberg. Algo que poderá, ainda assim, sair mais barato aos cofres da Volkswagen dado que uma batalha legal poderá ser mais dispendiosa, segundo a mesma fonte.

A queixa apresentada esta segunda-feira, 4 de Janeiro, pelo Departamento de Justiça, em nome da Agência de Protecção Ambiental (EPA, na sigla em inglês), acusa a construtora automóvel de quatro violações do "Clean Air Act" (Acta Federal de Ar Limpo) e aponta as linhas gerais das penalizações que a empresa germânica pode sofrer e que podem ascender a 80 mil milhões de dólares – mais de 73,5 mil milhões de euros. Uma cifra que, segundo a Bloomberg, é quatro vezes mais do que o estimado por vários especialistas.

De acordo com o documento presente no site do Departamento de Justiça, esta queixa aponta que "quase 600 mil veículos com motor a diesel tinham dispositivos ilegais que permitiam a manipulação e que prejudicam os sistemas de controlo de emissões e provocam que as estas excedam os padrões da EPA, resultando em poluição do ar prejudicial".

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