Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dois eurodeputados portugueses na comissão de inquérito a emissões poluentes

No total, 45 eurodeputados integrarão a comissão destinada a analisar as alegadas infracções das regras europeias e a sua má aplicação quanto à medição de emissões no sector automóvel.

PS: Será "enorme surpresa" caso se confirme que há duas versões distintas do Orçamento
21 de Janeiro de 2016 às 13:05
  • ...
Os portugueses Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) e Carlos Zorrinho (PS) vão integrar a comissão de inquérito do Parlamento Europeu (PE) sobre emissões poluentes no sector automóvel, no âmbito, nomeadamente, das manipulações feitas pela Volkswagen.

A lista dos 45 eurodeputados membros efectivos da comissão foi hoje aprovada no plenário do PE, em Estrasburgo (França), cerca de um mês depois da decisão de criar o grupo para analisar as alegadas infracções das regras europeias e da sua má aplicação quanto à medição de emissões no sector automóvel.

Em causa está o alegado incumprimento, pela Comissão Europeia, da sua obrigação de rever os ciclos de ensaios para medir as emissões e de adaptá-los, se necessário.

Os eurodeputados também analisarão a possibilidade de o executivo comunitário e os Estados-membros não terem controlado o uso de dispositivos de manipulação de resultados e se dispunham de provas da fraude cometida pela Volkswagen antes do aviso público da Agência de Protecção do Ambiente dos Estados Unidos, em Setembro de 2015.

A primeira reunião desta comissão de inquérito decorrerá em Fevereiro, estando prevista a apresentação de um relatório intercalar no prazo de seis meses e do relatório final no prazo de 12 meses.

Há três dias, o construtor automóvel francês Renault informou que iria convocar às suas oficinas 15 mil veículos, antes de serem comercializados, para resolver problemas em motores a gasóleo, relacionados com as normas anti-poluição.
Ver comentários
Saber mais PSD PS Parlamento Europeu Volkswagen Renault
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio