Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Conselho Nacional do PSD aprova por unanimidade coligação com CDS-PP

O Conselho Nacional do PSD aprovou, por unanimidade, a proposta de coligação com o CDS-PP para as eleições legislativas, disseram à Lusa membros deste órgão partidário social-democrata.

Miguel Baltazar
30 de Abril de 2015 às 00:31
  • ...

O documento com os termos dessa coligação que foi aprovado pelo Conselho Nacional do PSD refere que os dois partidos "apresentar-se-ão às eleições legislativas em listas conjuntas, com o objectivo de continuar a oferecer a Portugal um projecto político de esperança e responsabilidade, com estabilidade política".

 

Quanto à elaboração das listas, o texto aprovado determina que os candidatos do PSD e do CDS-PP serão ordenados pelo "critério da transposição dos resultados obtidos em cada círculo eleitoral nas eleições legislativas de 2011, atendendo à lei da paridade e promovendo a inclusão de figuras independentes".

 

O Conselho Nacional do PSD, órgão máximo entre congressos, votou este acordo de coligação por proposta da Comissão Política Nacional do PSD, numa reunião realizada num hotel de Lisboa, que teve início cerca das 21:30 de quarta-feira e terminou perto das 00:30 de hoje.

 

Segundo o porta-voz da Comissão Política Nacional do PSD, Marco António Costa, o documento que foi a votos "detalha os princípios gerais" do compromisso que foi apresentado e assinado pelos presidentes dos dois partidos no sábado, dia 25 de Abril, "num articulado mais concreto e que identifica com grande clareza aquilo que é fundamental numa coligação".

 

Uma das cláusulas desse articulado consiste numa ressalva quanto ao momento em que os dois partidos deverão tomar uma decisão de apoio a um candidato presidencial, para não excluir em absoluto a possibilidade de isso acontecer antes das legislativas, que decorrerão entre Setembro e Outubro: "Os dois partidos comprometem-se a dialogar no sentido de, preferencialmente, após as legislativas, apoiarem um candidato em comum à eleição presidencial de 2016".

 

Outros aditamentos estabelecem que "a coligação constituirá órgãos próprios de coordenação política" e que, "no respeito pela identidade de cada um dos partidos e à semelhança do funcionamento da presente legislatura, os deputados de cada partido constituirão um grupo parlamentar autónomo".

 

(notícia actualizada à 01h49)

Ver comentários
Saber mais Coligação PSD CDS Passos Coelho Conselho Nacional
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio