Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Verdes rejeitam Governo de Passos porque há alternativa que quebra "ciclo de pobreza"

Os Verdes vão viabilizar um Governo que crie condições para dignificar o povo. A força política que concorreu às eleições na CDU rejeita que partidos da esquerda estejam a abdicar das suas posições. Estão a trabalhar para "uma convergência".

Miguel Baltazar
10 de Novembro de 2015 às 13:42
  • 16
  • ...
O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) considera que há espaço para uma alternativa de Governo liderada pelo Partido Socialista. O que não quer dizer que cada força tenha abdicado das suas defesas. O ponto central é lutar contra "as políticas de austeridade e de empobrecimento".

No texto da moção de rejeição ao programa de Governo de Passos Coelho, o partido a que pertence Heloísa Apolónia defende que estão "criadas as condições para se constituir um Governo da iniciativa do PS, que Os Verdes viabilizarão, de modo a arredar as políticas prosseguidas pelo PSD e o CDS e a criar condições para, também com o contributo parlamentar do PEV, se materializarem medidas emergentes para a dignificação do povo português e para quebrar o ciclo de pobreza e de desigualdades que é preciso quebrar no país, porque compromete o seu potencial de desenvolvimento, a promoção da qualidade de vida das pessoas e a sustentabilidade dos nossos recursos e património, incluindo ambiental".

Para o partido, ficou claro, nas eleições legislativas de 4 de Outubro, que há uma "opção maioritária de mudança e de rejeição da continuidade das políticas de austeridade e de empobrecimento".

Esta terça-feira, 10 de Novembro, serão assinados acordos para que um Governo liderado pelo PS, e apoiado pelo BE e pela CDU (PCP e PEV), tenha condições para avançar, depois da votação das quatro moções de rejeição ao programa do Governo apresentadas.

Respondendo a críticas de que as diferenças entre os partidos se estão a esbater, o PEV adianta que "nunca se tratou de abdicar das posições políticas de cada um, ou de anular as diferenças conhecidas entre estes partidos". Trata-se, sim, "de compreender se era possível uma convergência sobre questões urgentes e imediatas que dessem resposta aos problemas mais emergentes do país", explica o documento. 

Apesar de se ter candidatado em conjunto com o PEV na CDU, ambos apresentam moções de rejeições separadas. O BE também submete uma moção que reprova o programa do Governo, tal como o PS.
Ver comentários
Saber mais Partido Ecologista Os Verdes Partido Socialista Governo de Passos Coelho Heloísa Apolónia moção de rejeição
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio