Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Partidos de esquerda entregam moções de rejeição ao Governo de Passos

O PS foi o primeiro partido a entregar ao presidente da Assembleia da República os textos das moções de rejeição que vão ser votadas esta tarde no Parlamento, garantindo assim que será o primeiro documento a ser votado.

Miguel Baltazar/Negócios
10 de Novembro de 2015 às 12:16
  • ...
Partido Socialista, Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português e Os Verdes já entregaram ao presidente da Assembleia da República as moções de rejeição ao programa do XX Governo Constitucional.

Carlos César, em nome do PS, foi o primeiro a entregar a moção de rejeição do PS a Ferro Rodrigues. O líder da bancada parlamentar dos socialistas entregou a moção poucos minutos antes da 12:00, sendo que será este o primeiro documento a ser votado esta tarde.

A moção do Bloco de Esquerda foi entregue por Pedro Filipe Soares, a do PCP por António Filipe e Heloísa Apolónia, em nome dos Verdes, entregou a última moção. O documento do PS será o primeiro a ser votado e, caso seja aprovado, prejudicará a votação das restantes moções de rejeição.

Os secretários da Mesa da Assembleia da República entregam os textos em papel das moções de rejeição aos funcionários parlamentares, para que estes as digitalizem e fotocopiem. Dessa forma, os textos estarão acessíveis na página do Parlamento na internet para consulta pública.

A moção de rejeição ao programa do Governo que foi apresentada pelos partidos de esquerda pode ficar para a história por derrubar o Governo que acabou de tomar posse. Só uma única vez, desde o 25 de Abril, um Governo tinha sido derrubado com uma moção de rejeição do programa. Foi em 1978 e Nobre da Costa era primeiro-ministro. O PS poderá ficar como o partido que por duas vezes conseguiu fazer cair o governo na apresentação do programa.

Para que uma moção de rejeição faça cair o Governo tem de ser aprovada por uma maioria absoluta de deputados. Não basta uma maioria simples. E é por isso que a moção de rejeição terá de merecer os votos a favor não apenas do PS, mas também da ala esquerda do hemiciclo.
Ver comentários
Saber mais moção de rejeição Partido Socialista Bloco de Esquerda Ferro Rodrigues Pedro Filipe Soares PCP PS Carlos César XX Governo Constitucional
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio