Notícia
Barack Obama prepara visita histórica a Cuba
Barack Obama está a programar uma viagem a Cuba para o próximo mês de Março. Um momento histórico já que em 88 anos nenhum presidente dos Estados Unidos visitou a ilha.
O Presidente dos Estados Unidos vai visitar Cuba em Março. Segundo fontes citadas pela ABC News, a Casa Branca vai anunciar a viagem oficialmente esta quinta-feira, 18 de Fevereiro.
A confirmar-se, esta será uma visita histórica, já que Barack Obama se torna no primeiro presidente dos Estados Unidos a visitar Cuba em 88 anos, depois de Calvin Coolidge ter visitado Havana em 1928. Em 2002, o ex-Presidente norte-americano Jimmy Carter também visitou a ilha, 20 anos após abandonar o cargo.
Segundo a ABC News, a viagem a Cuba está prevista para os dias 21 e 22 de Março, antes de Obama visitar a Argentina.
Esta visita a Cuba surge depois de mais de 50 anos de relações cortadas entre os dois países e reflecte o processo de normalização das relações entre Washington e Havana, anunciado em Dezembro de 2014 e apenas seis meses após a reabertura das embaixadas dos dois países.
Em Agosto de 2015, John Kerry, secretário de Estado norte-americano, esteve em Havana para a reabertura da embaixada dos Estados Unidos, e disse que "os EUA e Cuba não são mais inimigos ou rivais, mas vizinhos".
Já esta semana, os dois países anunciaram a construção da primeira fábrica norte-americana em solo cubano.
Mais de 50 anos depois, o projecto de uma empresa sediada no Alabama recebeu luz verde das autoridades norte-americanas para construir uma fábrica de tractores em Cuba.
A Bloomberg escreve que esta viagem era vista como um dos últimos desejos de Obama antes de abandonar o cargo de presidente dos Estados Unidos, no final deste ano.
Esta mudança nas relações entre Cuba e os Estados Unidos reflecte-se também na opinião pública. A Bloomberg cita uma sondagem da Gallup Poll realizada no início deste mês, onde a maioria dos norte-americanos, 54%, tinham uma opinião positiva sobre a ilha agora liderada por Raúl Castro, enquanto em 1996, 81% dos cidadãos dos Estados Unidos tinham uma opinião negativa sobre Cuba.