Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Frente Comum desafia PS, PCP e Bloco a aprovarem já horário de 35 horas

Ana Avoila lembrou em conferência de imprensa que os três partidos se comprometeram a reduzir o horário na administração pública. E acrescenta que, independentemente do Governo, terão maioria.

Miguel Baltazar/Negócios
  • 14
  • ...

A Frente Comum, que agrega os sindicatos da Função Pública da CGTP, desafia o PS, o Bloco de Esquerda e o PCP a aprovarem de imediato a redução do horário de todos os trabalhadores do Estado para as 35 horas. O compromisso foi assumido pelos três partidos durante as eleições, mas não tem surgido nas notícias que dão conta dos detalhes do que estará a ser negociado.

 

"Fazemos esse desafio: tomem posse e façam a revogação da lei das 35 horas", disse Ana Avoila, em conferência de imprensa. "A revogação das 35 horas foi uma promessa do PS, do PCP e do Bloco de Esquerda", acrescentou, mais tarde, lembrando que independentemente do Governo que for formado estes partidos têm deputados suficientes para aprovar a medida.

 

As declarações foram prestadas durante a conferência de imprensa em que a Frente Comum apresentou uma resolução aprovada "por unanimidade" esta manhã, numa cimeira da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública.

 

O documento, que se baseia numa lista de reivindicações que começaram a ser elaboradas no final da última legislatura, muito antes das eleições e da perspectiva de um acordo à esquerda, apresenta uma série de reivindicações, desde a reposição "imediata" dos cortes salariais – posição que pode vir a ser flexibilizada -  à reposição do valor das pensões, passando pela reposição das 35 horas na administração pública e pela revogação "imediata" da sobretaxa de IRS.

 

Contudo, na conferência de imprensa, Ana Avoila esclareceu que faz alguma hierarquização:

"As questões que queremos ver resolvidas em primeiro lugar é o aumentos dos salários, as 35 horas, o alargamento dos escalões do IRS e o descongelamento de carreiras", disse Ana Avoila. Por esta ordem, acrescentou. 

Ver comentários
Saber mais Ana Avoila Frente Comum 35 horas PS PCP BE política eleições legislativas administração pública função pública
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio