Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Grécia: Dirigentes europeus que se reuniram na segunda-feira à noite vão manter contacto estreito

Os cinco dirigentes europeus que se reuniram na segunda-feira à noite, em Berlim, para discutir a situação da Grécia, decidiram permanecer em "contacto estreito" nos próximos dias, entre eles e com Atenas, informou o executivo alemão.

Bloomberg
02 de Junho de 2015 às 01:41
  • 9
  • ...

A chanceler alemã, Angela Merkel, o Presidente francês, e os dirigentes máximos da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, do Banco Central Europeu, Mario Draghi, e do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, reuniram-se em Berlim, entre as 20:30 e 23:00 de Lisboa.

 

Uma nota do Governo alemão especificou que os cinco fizeram o balanço das discussões havidas com Atenas e decidiram prosseguir esta análise "com mais intensidade" e permanecer "em contacto estreito nos próximos dias", como têm estado nos últimos dias, "tanto entre si, como com o Governo grego".

 

Segundo o diário alemão Die Welt, a reunião procurou construir "uma posição comum" para apresentar aos gregos "uma última oferta".

 

O encontro não contou com a presença do primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, que permaneceu em Atenas à espera "de um telefonema".

 

Uma fonte diplomática revelou porém que os cinco dirigentes reunidos em Berlim não telefonaram a Tsipras.

 

Jean-Claude Juncker, em entrevista publicada segunda-feira no Suddeutsche Zeitung, não escondeu que a Grécia ia estar no programa das suas conversações com Merkel e Hollande. O seu encontro, oficialmente dedicado à economia digital, começou às 17:15 de Lisboa, e deveria prolongar-se com um jantar de trabalho.

 

A discussão ocorreu no quadro de uma reunião já prevista para preparar a cimeira do G7.

 

As negociações entre os gregos e os seus credores arrastam-se. Os credores - UE e FMI - reclamam reformas e cortes orçamentais, antes de desbloquearem uma última prestação do programa de financiamento, de 7,2 mil milhões de euros, dos 240 mil milhões estipulados desde 2010. 

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio