Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Um terço dos bancos gregos abre portas para pagar pensões

Cerca de um terço das sucursais dos bancos estão abertas esta quarta-feira mas apenas para o pagamento de pensões. Segundo o The Guardian, os pensionistas sem cartões multibanco podem descontar até 120 euros dos cheques de reforma.

01 de Julho de 2015 às 09:27
  • 5
  • ...

Cerca de um terço do número de sucursais, isto é aproximadamente mil balcões dos bancos gregos estão esta quarta-feira, 1 de Julho, abertos. A única operação que realizam, contudo, é o pagamento de pensões. De acordo com o The Guardian, os pensionistas sem cartões multibanco podem descontar até 120 euros dos cheques que contêm a sua reforma.

As imagens das agências internacionais mostram um aglomerado de dezenas de pensionistas com senhas na mão à porta dos bancos.

Este é o primeiro dia desta semana em que a banca grega abre portas. No último domingo, 28 de Junho, numa curta declaração televisiva feita ao povo grego o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, anunciou que os bancos gregos irão encerrar e decretou a imposição de controlo de capitais. A banca só deverá abrir no próximo dia 7 de Julho. Os levantamentos multibanco estão restritos a 60 euros por dia e por conta. A bolsa grega está também fechada até dia 7 de Julho.

Banco Central Europeu reúne-se esta quarta-feira em Frankfurt. E o Negócios escreve na edição de hoje que a manutenção, ou não, do apoio à banca grega será o principal tema em cima da mesa. Mas a resposta deverá ser um sim, ajudado pelo pedido de Atenas para um terceiro resgate.

Na passada sexta-feira, 26 de Junho, Alexis Tsipras, primeiro-ministro grego, revelou que as propostas dos credores internacionais iam ser votadas pelos gregos. Uma sondagem publicada esta quarta-feira num jornal grego dá uma vitória do "não" ao programa de austeridade no referendo de 5 de Julho. No entanto, depois do encerramento do sistema financeiro grego, a margem a favor da maioria é menor.

Entretanto, e com um referendo sobre as propostas dos credores agendado para 5 de Julho, o Governo grego decidiu apresentar um novo plano a Bruxelas: o prolongamento do actual programa, um terceiro resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e a reestruturação da dívida grega.

A proposta foi analisada pelos ministros das Finanças da Zona Euro na tarde desta terça-feira, numa reunião por teleconferência. De acordo com três fontes oficiais, citadas pela Bloomberg, os ministros mostraram-se "cépticos" com a proposta de Alexis Tsipras e solicitaram a Atenas que envie mais informação ao Eurogrupo a tempo de ser avaliada na reunião agendada para hoje às 16 horas. 

Ver comentários
Saber mais Alexis Tsipras Banco Central Europeu Atenas Governo Bruxelas banca grega
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio