Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eurogrupo pede mais informações à Grécia antes de negociar terceiro resgate

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, já confirmou que Atenas vai enviar uma actualização da proposta para ser discutida na reunião de amanhã. A primeira avaliação dos ministros das Finanças do euro foi "céptica".

30 de Junho de 2015 às 20:46
  • 3
  • ...

Os ministros das Finanças da Zona Euro ainda não fecharam a porta à Grécia. No entanto, exigem mais informações ao Governo de Alexis Tsipras antes de negociarem um terceiro resgate, um dos três pedidos que o Governo grego fez chegar a Bruxelas esta terça-feira.

Com um referendo sobre as propostas dos credores agendado para 5 de Julho, o Governo grego decidiu apresentar um novo plano a Bruxelas: o prolongamento do actual programa, um terceiro resgate do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) e a reestruturação da dívida grega.

A proposta foi analisada pelos ministros das Finanças da Zona Euro esta tarde, numa reunião por teleconferência. De acordo com três fontes oficiais, citadas pela Bloomberg, os ministros mostraram-se "cépticos" com a proposta de Alexis Tsipras e solicitaram a Atenas que envie mais informação ao Eurogrupo a tempo de ser avaliada na reunião agendada para amanhã às 16 horas.

Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo, já anunciou que Atenas vai enviar uma actualização da sua proposta para a reunião de amanhã.

No entanto, alguns dos intentos de Atenas poderão estar condenados à partida. Alexander Stubb, ministro das Finanças da Finlândia, revelou através da sua conta do Twitter que dois dos três pedidos do Governo grego não receberão aval: o prolongamento do programa e a reestruturação da dívida. Já o pedido de um novo programa através MEE "é sempre possível através dos procedimentos normais".

 

Além disso, mesmo que os ministros das Finanças do euro abram a porta a um terceiro resgate, as negociações formais poderão ter de esperar pelo resultado do referendo. A chanceler alemã, Angela Merkel, garantiu esta tarde que a Alemanha "não negoceia sobre absolutamente nada" com o Governo grego antes dos resultados do referendo de domingo.

 

Segundo fontes oficiais citadas pela Bloomberg, para que um terceiro resgate pudesse avançar, o Governo de Tsipras teria de pedir ao povo grego para votar "sim" no referendo de domingo. De acordo com a mesma fonte, os responsáveis europeus perguntaram ao Governo se vai recomendar o "sim" ou cancelar o referendo.  

Ver comentários
Saber mais Eurogrupo Grécia Jeroen Dijsselbloem ministros do euro terceiro resgate ajuda externa
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio