Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dijsselbloem: “Não haverá mais negociações nos próximos dias”

O presidente do Eurogrupo diz que a principal decisão da reunião dos ministros das Finanças do euro foi suspender as negociações até ser conhecido o resultado do referendo de domingo. "Não haverá mais negociações nos próximos dias. Não ao nível do Eurogrupo, não entre as autoridades gregas e as instituições", frisou Dijsselbloem.

A carregar o vídeo ...
01 de Julho de 2015 às 19:30
  • ...

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, confirmou esta quarta-feira, 1 de Julho, que não haverá mais negociações entre as instituições credoras e as autoridades gregas nos próximos dias. Os responsáveis europeus vão aguardar pelo resultado do referendo e ter em conta a vontade do povo grego.

"Vamos esperar simplesmente pelo resultado do referendo no domingo e ter em conta o seu resultado", afirmou Dijsselbloem numa declaração em vídeo divulgada esta tarde, no final da reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, por teleconferência.

O presidente do Eurogrupo informou que a reunião serviu para discutir "as duas cartas que recebemos do primeiro-ministro grego" e também "a actual situação política da Grécia". Numa dessas cartas, o Governo de Tsipras pede às instituições um prolongamento do programa de assistência financeira, uma hipótese já afastada pelo Eurogrupo, visto que o resgate expirou na terça-feira à meia-noite sem que a situação política tivesse mudado.

"Em primeiro lugar, quanto ao pedido para uma extensão do programa, que discutimos ontem, reafirmámos a decisão do passado sábado. A situação política não mudou e por isso, infelizmente, o programa expirou ontem à meia-noite", referiu Dijsselbloem.

"Em segundo lugar, havia propostas do governo grego para emendar as propostas das instituições. Nesta altura, tomámos simplesmente nota dessas propostas. A principal decisão foi que, dada a situação politica, a rejeição das propostas anteriores, o referendo que terá lugar no domingo, e a recomendação do governo grego para o voto pelo não, não vemos que haja bases para mais negociações nesta altura", acrescentou o presidente do Eurogrupo. "Não haverá mais negociações nos próximos dias. Não ao nível do Eurogrupo, não entre as autoridades gregas e as instituições".

Dijsselbloem termina a declaração em vídeo lamentando a situação, "dada a forte determinação do povo grego de fazer parte da Europa e de permanecer na Zona Euro, a qual nos apoiamos totalmente". 

Ver comentários
Saber mais Eurogrupo Jeroen Dijsselbloem Europa Zona Euro política economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio