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Aldi testa cobrança de 12 euros só para entrar numa das suas lojas
No âmbito de um polémico projeto-piloto da gigante de supermercados, em curso numa loja em Londres, o cliente que gastar menos de 12 euros, ou nada, pode ter que esperar vários dias para ver o seu dinheiro devolvido.
A notícia foi publicada pela britânica The Grocer há um mês, mas só agora é que a polémica ganhou projeção na Europa continental.
A cadeia alemã de supermercados Aldi lançou um novo sistema de pré-pagamento de 10 libras (cerca de 12 euros) aos clientes que entram na sua loja Shop & Go em Greenwich, Londres.
Sem caixas tradicionais, com a faturação a ser feita automaticamente, o cliente obtém um código de entrada através da aplicação da marca, sendo obrigado a pagar a tal taxa de acesso, cujo reembolso deverá ocorrer no prazo de 48 horas.
E se gastar menos de 10 libras, ou se sair de mãos vazias? Nesses casos, alerta a The Grocer, com base em informação que não foi desmentida pela Aldi, o cliente pode ter que esperar cinco a sete dias para ver o seu dinheiro devolvido, estando o prazo de reembolso dependente do emissor do cartão.
Trata-se de um projeto-piloto, em curso na londrina Shop & Go da Aldi, que tem câmaras com tecnologia de Inteligência Artificial para monitorizar o comportamento dos consumidores, que poderá ser adotada noutros mercados.
Refira-se que a administração da Aldi é bicéfala: a Aldi Sud (Sul) controla a marca no sul da Alemanha e em países como Reino Unido, Estados Unidos, Austrália ou China, enquanto a Aldi Nord (Norte) administra as lojas da insígnia no norte da Alemanha e em países como Portugal Holanda, França, Bélgica ou Espanha.
Há mais de seis dezenas de anos que as suas empresas operam de forma independente.
Algures nos anos 60 do século passado, os fundadores Karl e Theo Albrecht não chegaram a acordo sobre a introdução de um novo produto nas lojas. Theo queria que passassem a vender maços de cigarros, Karl estava contra. Foi o desentendimento entre os irmãos Albrecht que levou à divisão Norte-Sul da Aldi.