Notícia
Aldi investe em novo centro de distribuição em Valongo
Localizado no Panattoni Park Porto, o novo entreposto, cujo valor de investimento não foi revelado, surge da necessidade de "assegurar uma rápida resposta logística" ao crescente número de lojas.
A Aldi vai abrir um centro de distribuição em Valongo, para acompanhar "o forte ritmo de expansão" em Portugal, onde conta com mais de 140 lojas e emprega aproximadamente 2.600 trabalhadores.
"Com a abertura de novas lojas, é necessário assegurar uma rápida resposta logística às lojas do norte do país, bem como a máxima frescura dos produtos, o que vem justificar o investimento neste novo espaço", diz a retalhista de origem alemã, num comunicado enviado esta quarta-feira às redações, sem revelar o valor.
Localizado no Panattoni Park Porto, o centro de distribuição, dotado de 21 cais de cargas e descargas, com uma área total de 16.000 metros quadrados, irá permitir abastecer mais de 70 lojas, e reduzir, por ano, mais de dois milhões de quilómetros que a frota da Aldi atualmente percorre, o que representa duas toneladas de dióxido de carbono, refere.
A aposta num novo entreposto surge depois de, em 2022, ter investido 60 milhões de euros no centro de distribuição da Moita, o maior que detém em Portugal, que passou a assegurar a resposta logística a todo o território nacional e a centralizar as operações, anteriormente repartidas nas plataformas logísticas do Montijo e Quinta do Anjo.
"Este passo trará consigo uma otimização da nossa logística, reduzindo os nossos custos, assim como a pegada ambiental da nossa atividade", enfatiza o responsável pela gestão da cadeia de abastecimento da Aldi Portugal, André Fradinho, citado na mesma nota, reforçando que, além disso, a retalhista "discount" ficará "menos exposta a riscos e disrupções logísticas imprevistos".