Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Tsipras apela ao "não" no referendo de domingo

O primeiro-ministro grego confirmou a realização do referendo no domingo, tendo apelado ao "não". E reforça que o resultado do referendo dará mais poder ao Executivo. "Será uma escolha" dos gregos, afirmou, garantindo que as "dificuldades são temporárias".

Reuters
01 de Julho de 2015 às 15:44
  • ...
Ainda se especulou que o Governo grego desconvocasse o referendo de domingo, ou que apelasse ao "sim" para que o acordo entre a Grécia e os credores fosse viabilizado. Mas o primeiro-ministro fez uma declaração que foi precisamente no sentido oposto.

Alexis Tsipras realça que o futuro dos gregos está nas suas mãos. Serão eles a decidir "como vão viver" nos próximos tempos.

"O ‘não’ não é apenas um slogan. ‘Não’ é um passo decisivo para um acordo melhor", afirmou o responsável, através do Twitter:

 

E reiterou o que tem defendido nos últimos tempos. Um voto no "não" não significa a saída da Zona Euro. "Dizem que tenho um plano secreto, que se as pessoas votarem ‘não’" vamos "sair da Zona Euro. Estão a mentir", afirmou durante a declaração transmitida em directo pela BBC, com tradução em simultâneo.   

 

Tsipras garantiu ainda "que as dificuldades [sentidas pelo povo grego] são temporárias." E que depois do referendo, o Executivo helénico estará melhor munido para negociar e encontrar  "uma solução viável" para a Grécia.

 

O primeiro-ministro reiterou ainda que "os salários e pensões serão pagos" e que os gregos não perderão as suas poupanças. As declarações surgem numa altura em que vigora um controlo de capitais que proíbe levantamentos superiores a 60 euros diários, ainda que as transacções financeiras não estejam afectadas. 

E, no final da sua declaração reiterou algumas das ideias através do seu Twitter:

 

"O referendo de domingo não é sobre a permanência da Grécia na Zona Euro."

 

"Na segunda-feira, o Governo grego vai estar na mesa de negociações depois do referendo com melhores termos para o povo grego"


"Um veredicto popular é muito mais forte do que a vontade do Governo".

Veja quais as mensagens publicadas pelo primeiro-ministro na sua conta de Twitter:


(Notícia actualizada às 15h55 com mais declarações)

Ver comentários
Saber mais Tsipras Grécia referendo credores
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio