Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE pretende acelerar compra de activos em Maio e Junho

Benoit Coeure admitiu esta terça-feira que o Banco Central Europeu pretende acelerar a compra de activos antes da chegada do verão, um período, tradicionalmente, marcado pela baixa liquidez.

Bloomberg
  • ...
"O aumento das compras de activos que os analistas vão assistir nas próximas semanas nada tem a ver com a recente volatilidade dos mercados", garantiu o membro do Banco Central Europeu, Benoit Coeure.

O banco central vai acelerar a compra de activos durante Maio e Junho para assegurar a tradicional baixa liquidez, que caracteriza os meses de verão, assegurou Benoit Coeure. "Se necessário, este aumento será equilibrado com uma redução em Setembro, quando a liquidez volta, novamente, a aumentar", acrescentou. 

Os dados mais recentes mostram que, na semana passada, o BCE já começou a acelerar a compra de activos. No total, o banco central adquiriu 16,783 mil milhões de euros em títulos de dívida no âmbito dos três programas de activos, mais do que os 16,601 mil milhões de euros registados no período anterior.

A instituição monetária da Zona Euro comprou 13,696 mil milhões de euros em activos do sector público, na semana terminada a 15 de Maio, revelou o BCE esta segunda-feira, 18 de Maio. Foram mais 43 milhões que no período anterior, em dívida soberana, de agências governamentais, de bancos de desenvolvimento multilaterais e de organizações internacionais, sediados em países da Zona Euro.

 

Já as compras de "covered bonds" ficaram-se pelos 2,783 mil milhões de euros, abaixo dos 2,906 mil milhões registados na semana anterior. Após duas semanas de valores residuais, a aquisição de instrumentos de dívida titularizados pelo BCE voltou a valores relativamente elevados. Passou de 42 para 304 milhões no total dos cinco dias úteis anteriores.

 

Feitas as contas, os três programas de compra de activos superaram na semana passada os 200 mil milhões de euros. A instituição liderada por Mario Dragh comprou já 209,295 mil milhões, um montante só possível graças ao início das compras de activos do sector público. Só estes equivalem a 58% de todos os activos adquiridos pelo BCE.

Ver comentários
Saber mais Benoit Coeure Banco Central Europeu
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio