Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro desliza mais de 1% após BCE revelar que vai acelerar compra de dívida

A moeda única europeia está a cair mais de 1%, a reflectir a expectativa de que o BCE acelere a compra de activos. Benoit Coeure admitiu esta possibilidade, ainda que saliente que é possível que em Setembro se assista a uma redução.

19 de Maio de 2015 às 09:25
  • ...

O euro está a descer 1,20% para 1,1179 dólares, elevando para mais de 2% a queda no acumulado dos últimos dois dias.

 

A moeda única europeia está assim a reagir às declarações de Benoit Coeure, membro do Conselho do Banco Central Europeu (BCE), que admitiu que a autoridade monetária acelere a compra de activos, isto depois de ontem ter feito o balanço e revelado que o BCE voltou a acelerar o ritmo das compras de activos na última semana.

O banco central adquiriu 16,783 mil milhões de euros em títulos de dívida, no âmbito dos três programas de compras de activos, mais que os 16,601 mil milhões registados no período anterior. No total, a instituição já usou mais de 200 mil milhões de euros.

Esta terça-feira, 19 de Maio, Benoit Coeure afirmou que "o aumento das compras de activos que os analistas vão assistir nas próximas semanas nada têm a ver com a recente volatilidade dos mercados". O banco central vai acelerar a compra de activos durante Maio e Junho para assegurar a tradicional baixa liquidez, que caracteriza os meses de verão, assegurou Benoit Coeure. "Se necessário, este aumento será equilibrado com uma redução em Setembro, quando a liquidez volta, novamente, a aumentar", acrescentou. 

A moeda única europeia está a acumular uma queda superior a 7% desde o início do ano, num período marcado pela injecção de liquidez recorde por parte do BCE, através da compra de activos, e pelo aumento da expectativa de subida de juros nos Estados Unidos. Este último factor tem diminuído a sua pressão já que os indicadores económicos que têm sido divulgados apontam para que a economia norte-americana esteja a revelar dificuldades em se recuperar de forma efectiva, o que tem afastado a expectativa de subida de juros por parte da Reserva Federal dos EUA por mais tempo. 

Ver comentários
Saber mais euro dólar BCE Benoit Coeure câmbio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio