Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Euro cai mais de 1,5% com BCE a acelerar compras de dívida

A moeda única europeia regista a maior queda em dois meses depois do BCE ter revelado que planeia acelerar as compras de dívida pública. O euro recua em torno de 1,5%.

19 de Maio de 2015 às 16:19
  • 1
  • ...

A moeda única da Zona Euro continua esta terça-feira, 19 de Maio, a cair em relação ao dólar. O euro desce 1,52% para 1,1144 dólares. A divisa europeia cai assim o máximo em dois meses em relação à moeda dos Estados Unidos.

 

A penalizar a evolução do euro está o objectivo do Banco Central Europeu (BCE) de acelerar a compra de activos antes da chegada do Verão, um período, tradicionalmente, marcado pela baixa liquidez. "O aumento das compras de activos que os analistas vão assistir nas próximas semanas nada tem a ver com a recente volatilidade dos mercados", garantiu o membro do Banco Central Europeu, Benoit Coeure. "Se necessário, este aumento será equilibrado com uma redução em Setembro, quando a liquidez volta, novamente, a aumentar", acrescentou.

 

Os dados mais recentes mostram que, na semana passada, o BCE já começou a acelerar a compra de activos. No total, o banco central adquiriu 16,783 mil milhões de euros em títulos de dívida no âmbito dos três programas de activos, mais do que os 16,601 mil milhões de euros registados no período anterior.

 

A instituição monetária da Zona Euro comprou 13,696 mil milhões de euros em activos do sector público, na semana terminada a 15 de Maio, revelou o BCE esta segunda-feira, 18 de Maio. Foram mais 43 milhões que no período anterior, em dívida soberana, de agências governamentais, de bancos de desenvolvimento multilaterais e de organizações internacionais, sediados em países da Zona Euro.

 

"O euro pareceu bastante instável depois destes comentários [de Benoit Coeure], especialmente que estão a antecipar os esforços do QE [quantitative easing é a expressão inglesa para flexibilização quantitativa]", afirmou à Bloomberg Fabian Eliasson, do Mizuho Financial Group em Nova Iorque, EUA.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio