Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsas europeias sobem mais de 1,5% para máximos de três semanas

Os principais índices europeus registam subidas superiores a 1,5%, impulsionados pela garantia de que o Banco Central Europeu vai acelerar a compra de activos em Maio e Junho. A liderar os ganhos está o sector automóvel, animado pela subida da venda de carros na Europa.

19 de Maio de 2015 às 09:29
  • 5
  • ...

As bolsas europeias estão a negociar em alta esta terça-feira, 19 de Maio, pela segunda sessão consecutiva, impulsionadas pelas declarações de Benoit Coeure, membro do Banco Central Europeu (BCE), que garantiu que a autoridade monetária vai acelerar a compra de activos neste e no próximo mês.

 

O Stoxx600, índice de referência para a Europa, valoriza 1,55% para 404,28 pontos. Entre os principais índices do Velho Continente, as maiores subidas são protagonizadas pelo francês CAC40, que sobe 1,98% e pelo alemão Dax, com um ganho de 1,68%.

 

Já a bolsa de Atenas ganha 1,56% dando seguimento aos ganhos registados na sessão de ontem. O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, disse em entrevista à Star TV Channel que o seu governo está "muito próximo" de um acordo com os credores que vai possibilitar o desbloqueio da próxima tranche de financiamento.

 

As subidas mais tímidas são do português PSI-20, que avança 0,9% e do londrino Footsie, que aprecia 0,38%.

 

Benoit Coeure assegurou, esta terça-feira, que o Banco Central Europeu vai acelerar a compra de activos durante Maio e Junho para assegurar a tradicional baixa liquidez, que caracteriza os meses de verão. "Se necessário, este aumento será equilibrado com uma redução em Setembro, quando a liquidez volta, novamente, a aumentar", acrescentou. 

Os dados mais recentes mostram que, na semana passada, o BCE já começou a acelerar a compra de activos. No total, o banco central adquiriu 16,783 mil milhões de euros em títulos de dívida no âmbito dos três programas de activos, mais do que os 16,601 mil milhões de euros registados no período anterior.

A liderar os ganhos na Europa está o sector automóvel, impulsionado pela divulgação de dados que mostram que a venda de carros na Europa subiu, em Abril, pelo 20º mês consecutivo. A Volkswagen avança 1,93% para 227,60 euros enquanto a Renault sobe 3,21% para 94,76 euros. 

Ver comentários
Saber mais Benoit Coeure Banco Central Europeu Europa Velho Continente Atenas Volkswagen Renault economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio