Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Acções europeias sobem para máximo de três semanas à boleia do BCE

O anúncio pelo banco central que vai acelerar o programa de compra de activos nos próximos meses impulsionou as praças europeias. A contribuir para esta valorização também estiveram os dados sobre o aumento de vendas de automóveis e a possibilidade de um fechar de acordo para a Grécia nas próximas semanas.

Bloomberg
  • 2
  • ...

As acções europeias alcançaram hoje um máximo de três semanas impulsionadas pelo aceleramento de compra de activos pelo Banco Central Europeu (BCE).

 

O índice Stoxx 600, que junta as maiores cotadas europeias, subiu 1,68% para 404,78 pontos na sessão desta terça-feira, 19 de Maio. Os ganhos estenderam-se às principais praças europeias, com Madrid (1,35%), Paris (2,09%), Frankfurt (2,23%) e Milão (2,22%) a fecharem em alta.

 

A valorização aconteceu depois do BCE anunciar hoje que pretende acelerar a compra de activos antes da chegada do Verão, um período que é tradicionalmente marcado pela baixa liquidez.

 

"O aumento das compras de activos que os analistas vão assistir nas próximas semanas nada tem a ver com a recente volatilidade dos mercados", garantiu esta terça-feira o membro do Conselho do BCE, Benoit Coeure.

 

O responsável do banco central garantiu também que, se for "necessário", este aumento das compras pode vir a ser reposto "com uma redução em Setembro, quando a liquidez volta, novamente, a aumentar".

 

A impulsionar as praças europeias esteve o sector automóvel, cujo índice europeu ganhou 3,57% para 662,10 pontos, com a Renault (5,12%), Volkswagen (4,88%) e Porsche (4,43%) a liderarem os ganhos.

 

Esta valorização acontece depois de dados divulgados hoje demonstrarem que as vendas de automóveis na União Europeia cresceram 6,9% em Abril face a período homólogo. Este foi o vigésimo crescimento mensal consecutivo e o melhor mês de Abril em termos de volume de vendas desde 2009.

 

A contribuir para a confiança dos investidores também está a situação na Grécia. Tanto o Governo grego como Bruxelas admitiram hoje que um acordo pode vir a ser alcançado nas próximas semanas, o que levou a bolsa de Atenas a liderar os ganhos na Europa ao subir 2,91%, com o banco helénico Alpha Bank a registar a quarta maior subida na Europa (5,26%).

 

Primeiro, foi o ministro das Finanças helénico a dizer que um acordo está "muito perto, talvez uma semana", disse Yanis Varoufakis esta terça-feira.

 

Depois, o presidente da Comissão Europeia revelou estar confiante no alcançar de um acordo no "final de Maio, princípio de Junho", afirmou Jean-Claude Juncker.

Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu BCE Benoit Coeure presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker economia negócios e finanças macroeconomia economia (geral) conjuntura mercado financeiro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio