Notícia
Wall Street encerra em terreno misto antes da Fed. Índices sofrem poucas alterações
Os investidores aguardam pela decisão de política monetária da Reserva Federal de quarta-feira. Entre os principais movimentos de mercado, destacou-se a Tupperware, que estará prestes a declarar falência e a pedir proteção jurídica.
Na véspera de ser conhecida a decisão da Reserva Federal norte-americana em relação ao corte das taxas diretoras, Wall Street encerrou a sessão em terreno misto, mas os índices pouco se alteraram. Durante o dia de hoje foram analisados dados de um relatório do Departamento do Comércio do país, que mostraram que as vendas a retalho subiram no mês de agosto, ao contrário das previsões.
O S&P 500 manteve-se praticamente inalterado e avançou 0,03% para 5.634,58 pontos, enquanto o Nasdaq Composite valorizou 0,20% para 17.628,06 pontos. Sem grandes alterações esteve também o Dow Jones, que recuou 0,04% para 41.606,18 pontos.
À medida que se aproxima a decisão por parte da Fed, no que toca ao rumo a seguir em relação à política monetária do país, o mercado continua a apostar maioritariamente numa redução das taxas diretoras em 50 pontos base. "Se a Fed não iniciar o ciclo de flexibilização com [um corte de] 50 pontos-base, certamente um movimento de 25 pontos-base será envolvido por um tom ‘dovish’", afirmou à Bloomberg Quincy Krosby, da LPL Financial.
Já Steve Sosnick, da Interactive Brokers, referiu à Bloomberg que ainda acredita que a Fed se deve inclinar para um corte em 25 pontos-base, mas observa que anos de experiência em negociações o ensinaram a respeitar a mensagem do mercado - e essa mensagem tem estado a apontar para um corte em 50 pontos-base, disse Steve Sosnick.
Agora, resta aguardar pelos comentários de Jerome Powell durante o dia de amanhã. O que for dito pelo presidente da Reserva Federal norte-americana na conferência de imprensa sobre o estado da economia dos EUA – prevista para as 19h de amanhã -, poderá ajudar a aumentar a confiança dos que estão preocupados com uma recessão a curto prazo.
Entre os principais movimentos de mercado, destacou-se a Tupperware, que, de acordo com a Bloomberg, estará prestes a declarar falência e a pedir proteção jurídica. A empresa tem dívidas no valor de 700 milhões de dólares, e esta semana quebrou os termos do acordo com os seus devedores para os reembolsar. Nos últimos cinco dias, as ações da empresa caíram mais de 50%.
Entre as "big tech", a Apple avançou 0,22%, a Amazon valorizou 1,08%, a Meta subiu 0,57%, a Alphabet cresceu 0,81% e a Microsoft ganhou 0,88%. Já a Nvidia perdeu 1,02%.