Notícia
David Cameron promete realizar referendo sobre permanência na União Europeia
No primeiro discurso após a vitória, o líder britânico garantiu que o referendo é mesmo para avançar, prometeu dar mais poderes à Escócia e criar novos postos de trabalho. "Acredito sinceramente que estamos à beira de algo especial no nosso país", afirmou.
À porta do número 10 em Downing Street, reeleito e com o seu poder reforçado com a maioria parlamentar, David Cameron declarou que vai mesmo haver referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia.
"Sim, vamos realizar o referendo sobre o nosso futuro na Europa", garantiu o novo primeiro-ministro britânico esta sexta-feira, 8 de Maio. O referendo foi uma das bandeiras eleitorais dos conservadores e segundo as datas já avançadas pelo partido, deverá ter lugar até ao final de 2017.
Em relação à Escócia, que votou massivamente nos nacionalistas do SNP, Cameron prometeu dar mais poderes ao governo escocês. "Na Escócia, os nossos planos são criar o governo descentralizado mais forte do mundo, com importantes poderes sobre os impostos."
Prometeu também criar três milhões de estágios, aumentar a ajuda no cuidado infantil, reduzir impostos, construir casas e criar milhões de novos postos de trabalho.
"Eu acredito sinceramente que estamos à beira de algo especial no nosso país", declarou o líder dos "tories". "Juntos podemos tornar a Grã-Bretanha ainda mais grandiosa", rematou.
As declarações de David Cameron foram feitas após ser conhecido que os conservadores alcançaram a maioria na Casa dos Comuns, o que lhe vai permitir governar nos próximos cinco anos sem coligação. Os dados finais mostram que os Conservadores alcançaram 331 lugares, acima dos 326 que davam maioria no parlamento.
Antes do discurso, o novo primeiro-ministro esteve reunido com a rainha Isabel no Palácio de Buckingham, uma formalidade pós-eleições, antes de um candidato anunciar que pretende formar governo.