Notícia
Líderes europeus querem falar com David Cameron sobre a União Europeia
Os presidentes da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e de França enviaram os parabéns ao primeiro-ministro britânico pela sua reeleição. E querem sentar-se à mesa com David Cameron para falar sobre o referendo à permanência do país na União Europeia.
Os líderes europeus não perderam tempo para congratularam o primeiro-ministro britânico pela sua reeleição. Mas já anunciaram que querem falar sobre a situação do Reino Unido na União Europeia.
Depois de alcançar a maioria absoluta, as primeiras palavras públicas do primeiro-ministro foram para garantir que o referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia é mesmo para avançar.
Uma das primeiras mensagens chegou de Bruxelas, com o presidente da Comissão Europeia a dar os parabéns a David Cameron pela "vitória retumbante" nas eleições.
Mas, ao mesmo tempo, Jean-Claude Juncker mostrou-se também disponível para trabalhar com o líder britânico em relação à Europa. "Estou pronto a trabalhar para fecharmos um acordo justo para o Reino Unido na União Europeia e olhar para as ideias e propostas britânicas em relação a este assunto".
Depois, foi François Hollande a telefonar a David Cameron a congratulá-lo pela sua vitória. O presidente aproveitou a conversa telefónica, que mantiveram esta tarde, para convidar David Cameron a voar em breve para Paris para discutir assuntos internacionais e a União Europeia.
Também o presidente do Conselho Europeu congratulou o líder britânico. E avisou que conta com David Cameron para defender a permanência do Reino Unido no bloco europeu. "Conto que o novo governo britânico defenda a continuação do Reino Unido na União Europeia. Estou, por isso, disponível para ajudar", afirmou Donald Tusk esta sexta-feira.
Disse também estar "profundamente convencido de que não existe uma vida melhor para um país fora da União Europeia". E considera que melhorar a União Europeia "é do interesse, não só do Reino Unido, mas também de todos os Estados-membros".
Do outro lado do Atlântico chegou a mensagem de parabéns do presidente norte-americano que destacou que a "relação especial" entre os dois países é para manter. "Estou disponível para continuar a reforçar os laços entre os nossos países, à medida que continuamos a trabalhar em conjunto em prol da paz mundial, segurança e prosperidade", disse Barack Obama na mensagem enviada a David Cameron.