Notícia
Barcelona-Las Palmas vai jogar-se no Camp Nou à porta fechada
Depois de a liga de futebol espanhola ter rejeitado o pedido de adiamento do jogo desta tarde entre o Barcelona e o Las Palmas, a partida vai realizar-se à porta fechada no estádio dos catalães.
O FC Barcelona decidiu que o jogo diante do Las Palmas marcado para a tarde deste domingo no seu estádio, o Camp Nou, vai ser disputado à porta fechada.
Agendado para as 16:15 locais (15:15 em Lisboa) deste domingo, 1 de Outubro, data marcada pela realização do referendo independentista na Catalunha à revelia das autoridades centrais de Madrid, o jogo entre o Barcelona e a equipa das Canárias será realizado sem público devido a questões de segurança.
Em comunicado divulgado esta tarde, a direcção do "barça" alia-se ao governo catalão (Generalitat) condenando as acções das forças de segurança espanholas que têm agido por forma a "impedir os catalães de exercerem o seu direito democrático à livre expressão".
A direcção "culé" explica ter solicitado o adiamento do jogo, contudo viu o pedido rejeitado por parte da liga de futebol espanhola. Assim, e tendo em conta "a natureza excepcional" dos acontecimentos de hoje na Catalunha o Barcelona optou por disputar o jogo à porta fechada. Na sequência da rejeição da liga espanhola, o vice-presidente do Barcelona, Carles Villarubí, pediu a demissão, segunda avançou o El Periódico. Nesta altura a bola já rola no Camp Nou.
Os acontecimentos a que se refere a direcção "culé" são os vários registos de confrontos entre catalães e as forças de segurança que tem ordens para impedir a realização do referendo independentista promovido pela Generalitat e considerado "ilegal" pelo Tribunal Constitucional. Há registo de mais de 300 feridos. Além dos incidentes entre a população e a polícia espanhola, há também registo de incidentes verbais entre elementos da Guardia Civil e dos Mossos d'Esquadra (polícia local catalã).
— FC Barcelona (@FCBarcelona) 1 de outubro de 2017