Notícia
Virgolino Faneca explica o zero do Benfica a Paulão Coice de Mula
Virgolino Faneca disseca a estratégia do Benfica a pedido de Paulão Coice de Mula. Isto é o que dá um tipo andar deprimido no que concerne à problemática do esférico rolando sobre a relva
Após a quarta jornada da Liga dos Campeões, apressaste-te a pedir esclarecimentos sobre a campanha do Benfica nesta competição, considerando que o clube tem ficado abaixo das expectativas e fazendo um óbvio trocadilho entre tetra e treta que, vindo a propósito, pode ser acintoso para alguns fanáticos.
O Benfica quer ser diferente e luta por isso. É também por isso que tem um treinador de apelido Vitória, que faz tudo o que está ao seu alcance para contrariar o destino do baptismo somando derrotas, e um jogador com nome de imperador romano (Augusto), que mede meças a outros grandes craques que passaram pelo Benfica, caso de Tavares, Jamir, Paulo Almeida ou Bynia.
A par disso, este tipo de atitude tem gerado dividendos. Como sabes, o Benfica transmite os seus jogos no canal do clube e têm aumentado a olhos vistos as audiências, pela simples razão de que muitos médicos andam a recomendar o seu visionamento para pessoas não-benfiquistas com insónias. Ou seja, o nível de tédio dos jogos da equipa de águia ao peito é tão elevado que as pessoas não resistem e acabam por sucumbir nas mãos de Morfeu. Com uma vantagem adicional - a assinatura do canal é mais barata do que qualquer medicamento, mesmo tratando-se de um genérico.
Há ainda outras razões que o presidente do clube, Luís Filipe Vieira, sabiamente tem apresentado para esta prestação da equipa, baseando-se na conhecida fórmula científica segundo a qual "quem não tem dinheiro não tem vícios". Escrito de outro modo, se o Benfica não ganhar dinheiro na Liga dos Campeões, não incorrerá na tentação de os gastar. Trata-se, pois, de um excelentíssimo acto de gestão.
Uma outra, derivada da primeira, tem que ver com a poupança de custos, por exemplo, no transporte. Se o Benfica não tiver de se deslocar ao estrangeiro, é dinheiro que não se gasta em viagens, etc.
Por fim, há uma terceira razão substantiva, também relacionada com uma outra fórmula científica muito conhecida: para passar vergonhas, o melhor é ficar em casa. Isto é, saindo da Liga dos Campeões, o Benfica não corre o risco de enrubescer devido a determinadas situações que, sendo inverosímeis, podem acontecer, por exemplo, perder 5-0 com os suíços do Basileia.
Neste quadro, perceberás certamente que o Benfica está a trilhar o caminho certo, sendo que tu, com sorte, ainda tens hipótese de voltar à equipa, porque, nesta fase do campeonato, passar de burro para mula já seria uma vitória.
Sem mais, deste teu
Virgolino Faneca
Quem é Virgolino Faneca
Virgolino Faneca é filho de peixeiro (Faneca é alcunha e não apelido) e de uma mulher apaixonada pelos segredos da semiótica textual. Tem 48 anos e é licenciado em Filologia pela Universidade de Paris, pequena localidade no Texas, onde Wim Wenders filmou. É um "vasco pulidiano" assumido e baseia as suas análises no azedo sofisma: se é bom, não existe ou nunca deveria ter existido. Dele disse, embora sem o ler, Pacheco Pereira: "É dotado de um pensamento estruturante e uma só opinião sua vale mais do que a obra completa de Nuno Rogeiro". É presença constante nos "Prós e Contras" da RTP1. Fica na última fila para lhe ser mais fácil ir à rua fumar e meditar. Sobre o quê? Boa pergunta, a que nem o próprio sabe responder. Só sabe que os seus escritos vão mudar a política em Portugal. Provavelmente para o rés-do-chão esquerdo, onde vive a menina Clotilde, a sua grande paixão. O seu propósito é informar epistolarmente familiares, amigos, emigrantes, imigrantes, desconhecidos e extraterrestres, do que se passa em Portugal e no mundo. Coisa pouca, portanto.