Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ISDA adia novamente decisão sobre Oi/PT. Prazo foi alargado até sexta-feira.

O Comité de Decisões da ISDA tinha previsto responder, esta quarta-feira, à questão se o pedido de recuperação judicial constitui um evento de crédito. Optou por ter mais tempo para deliberar e estendeu o prazo para esta sexta-feira.

Bloomberg
29 de Junho de 2016 às 15:19
  • 1
  • ...

A resposta do Comité de Decisões da Associação Internacional de Swaps e Derivados (ISDA) sobre se o pedido de recuperação judicial da Oi constitui um evento de crédito voltou a ser adiada. A decisão dos bancos e gestoras internacionais terá influência não só em "credit-default swaps" (CDS) nos produtos estruturados que tinham dívida da antiga PT como activo subjacente.  

O Comité da ISDA já teve várias reuniões sobre o assunto e tinha apontado uma decisão para esta quarta-feira. Mas os participantes daquele organismo pretendem ter mais tempo para avaliar o caso. Se deliberar que o pedido de recuperação judicial da Oi, que garante a dívida da Portugal Telecom International Finance (PTIF), constitui um evento de crédito, os CDS (instrumentos financeiros que funcionam como uma espécie de seguro) são activados.

Nessa situação, a decisão seria seguida de um leilão organizado pela ISDA em que será determinado qual o valor estimado de recuperação das obrigações da PTIF. Num cenário de evento de crédito, os vendedores de CDS pagam o valor facial das obrigações e, em troca, recebem as obrigações que foram consideradas em incumprimento ou o valor correspondente à taxa de recuperação estimada no leilão.

No caso dos produtos estruturados que tinham como subjacente dívida da antiga PT, como as "credit linked notes", o mecanismo é semelhante. Caso seja determinado que houve um evento de crédito há um vencimento antecipado e o subscritor do produto recebe as obrigações consideradas em incumprimento ou um valor semelhante ao definido no leilão organizado pela ISDA. 

Ver comentários
Saber mais Comité de Decisões da Associação Internacional de Swaps e Derivados ISDA CDS PT Portugal Telecom International Finance economia negócios e finanças mercado e câmbios Oi recuperação judicial
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio