Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brent sobe mais de 4% e aproxima-se dos 30 dólares

O petróleo está em alta nos mercados internacionais, depois de ter atingido novos mínimos de mais de 12 anos no arranque da semana. Em Londres, o Brent aproxima-se dos 30 dólares por barril.

Bloomberg
19 de Janeiro de 2016 às 11:24
  • ...

O petróleo está a negociar em alta nos mercados internacionais esta terça-feira, 19 de Janeiro, após ter atingido novos mínimos de Novembro de 2003, em Londres, abaixo dos 28 dólares por barril.

O Brent de Londres sobe nesta altura 4,48% para 29,83 dólares por barril, enquanto o West Texas Intermediate (WTI), transaccionado em Nova Iorque, ganha 1,53% para 29,87 dólares.

A matéria-prima está, assim, a recuperar das fortes perdas registadas na sessão de ontem, na sequência do levantamento das sanções internacionais sobre o Irão, que abrem caminho a um aumento da produção do país, num mercado já excedentário.

"O Irão tem capacidade de aumentar a sua produção em 500 mil barris por dia e a ordem para aumentar a oferta foi emitida hoje", anunciou na segunda-feira o secretário de estado do Petróleo do Irão, Rokneddin Javadi, citado pela Reuters.

A declaração fez afundar os preços, levando o Brent, que serve de referência para a Europa, a tocar nos 27,70 dólares, um mínimo de mais de 12 anos.  

Apesar da forte descida dos preços das últimas semanas, a Agência Internacional de Energia (AIE) alerta para o risco de o petróleo poder cair ainda mais, já que a procura continua reduzida.

 

As estimativas para a procura por petróleo, este ano, foram revistas em baixa perante o enfraquecimento do crescimento da economia chinesa. Ao mesmo tempo, a AIE reviu em alta as previsões para a produção de petróleo fora da OPEP, essencialmente devido ao Irão. A produção nestes países pode cair em 600 mil barris por dia, mas o Irão poderá trazer mais 1,5 milhões de barris para o mercado.

Ver comentários
Saber mais petróleo WTI Brent Irão AIE matérias-primas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio