Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Refinarias cobram para depositar petróleo

Uma refinaria no norte dos EUA, a Flint Hills Resources, está a cobrar, em vez de pagar, para receber um tipo de petróleo menos valioso, relata a Bloomberg.

Bloomberg
19 de Janeiro de 2016 às 13:52
  • 2
  • ...

Tal como aconteceu nos depósitos, em que alguns bancos, nomeadamente na Suíça, começaram a cobrar para aceitar depósitos dos clientes, também já há refinarias a cobrar às produtoras para depositar petróleo. O valor da matéria-prima caiu tanto que há uma refinaria nos EUA que exige receber dinheiro para aceitar um tipo de petróleo mais pesado. A Flint Hills Resources LCC colocou no preçário um valor de -0,50 dólares por um barril de petróleo North Dakota Sour, indica a Bloomberg. A refinaria considera que não compensa pagar para receber este tipo de petróleo com menor qualidade.

Há dois anos a Flint Hills Resources pagava 47,60 dólares por este barril de crude. O valor caiu para os 13,50 dólares, em Janeiro de 2015, acompanhando a tendência dos barris de referência internacionais. Agora, a refinaria pretende receber 50 cêntimos de dólar das produtoras para aceitar este petróleo. Este tipo de crude do Dakota do Norte tem custos elevados de refinação, necessitando de equipamentos especiais para retirar os níveis elevados de enxofre, explica a agência de notícias.

"Dizer aos produtores que têm que pagar para escoarem o petróleo é um grande incentivo para encerrar os poços", disse Andy Lipow, presidente da Lipow Oil Associates, à Bloomberg. 

O excesso de oferta de petróleo no mercado provocou uma queda acentuado dos preços. O Brent, negociado em Londres, já desvaloriza 20,6% para 29,60 dólares por barril, este ano. Também o West Texas Intermediate, negociado em Nova Iorque, cai 19,76% para 29,72 dólares desde o início do ano. 

Estes são valores de referência nos mercados internacionais, mas há outros petróleos, de menor qualidade, que já estão a valer menos de 20 dólares. No Canadá, México, Venezuela, Iraque e Colômbia, certos crudes já estão a cotar abaixo dos 20 dólares, relata a Reuters. No Canadá há mesmo um tipo de crude de Alberta que tocou nos 8,35 dólares, segundo a Bloomberg. 

Ver comentários
Saber mais petróleo mínimos refinarias Flint Hills Resources EUA WTI Brent
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio