Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O erro que levou a refinaria a cobrar pelo petróleo

Uma refinaria do Dakota do Norte, nos EUA, enganou-se no preçário, levando a Bloomberg a noticiar que estava a cobrar às produtoras para receber um determinado tipo de petróleo.

20 de Janeiro de 2016 às 19:00
  • ...

Num cenário de forte queda dos preços do petróleo, uma refinaria no Dakota do Norte começou a cobrar, em vez de pagar, para receber um tipo de petróleo menos valioso, devido aos níveis elevados de enxofre, noticiou a Bloomberg. No preçário da Flint Hills Resources o crude North Dakota Sour tinha um valor de -0,50 dólares. Mas este preço foi um engano, esclareceu a refinaria ao Negócios.

O petróleo de referência está em mínimos de uma década e os inventários estão em máximos. Assim, é possível que uma refinaria procure cobrar para receber um petróleo com custos maiores de transformação, para as produtoras conseguirem escoar a oferta. Mas, será que as produtoras estariam dispostas a pagar para depositarem o seu petróleo? Questionado sobre se alguma produtora deste tipo de crude tinha concordado pagar os 50 cêntimos de dólar, a empresa esclareceu que se tratou de um engano no preçário.

"O preço foi um erro", esclareceu Jake Reint, director do departamento de Relações Públicas, da Flint Hills Resources, acrescentando que já foi corrigido. Apesar de não ser um valor negativo, a refinaria está a oferecer apenas 1,50 dólares por barril de North Dakota Sour. Um valor muito inferior aos 47,60 dólares, cobrados em 2014, e aos 13,50 dólares em Janeiro de 2015, segundo os dados da Bloomberg. 

Esta queda reflecte o excesso de oferta no mercado, que fez afundar os preços. Uma tendência que se mantém nos barris de referência internacionais esta quarta-feira. O Brent, negociado em Londres, segue a desvalorizar 1,95% para 28,20 dólares por barril. Já recuou um máximo de 3,44% para 27,77 dólares por barril, renovando mínimos de Novembro de 2003. O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, recua 2,88% para 27,64 dólares. Caiu para os 27,32 dólares por barril, ao afundar 4,01% durante a sessão. 

Ver comentários
Saber mais petróleo refinaria Dakota do Norte Flint Hills Resources WTI Brent
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio