Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Consumo de combustíveis cai no mês de Natal

Dezembro é, habitualmente, um mês marcado por um aumento do tráfego, mas os dados da ENMC mostram uma quebra no consumo em termos homólogos. Apesar disso, no acumulado do ano registou-se um crescimento de 2%.

Bloomberg
19 de Janeiro de 2016 às 17:15
  • ...

O consumo de combustíveis caiu no último mês do ano. Apesar de ser um mês em que habitualmente há uma maior procura, com muitas famílias a utilizarem os automóveis nas deslocações da época natalícia, foram vendidos menos 3,7% de gasolina e de gasóleo face ao período homólogo. Uma quebra que, contudo, não impediu que o ano, como um todo, tenha sido de recuperação na procura por ambos os produtos.

Foram consumidas 511.184 toneladas de combustíveis no último mês, de acordo com os dados revelados pela Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC). Esta quantidade compara positivamente com as 463.725 toneladas consumidas em Novembro, mas é menor do que o total registado no mesmo mês de 2014. Há uma redução de 3,7%, sendo mais expressiva na gasolina.


Enquanto em Dezembro de 2014 tinham sido consumidas 100.317 toneladas de gasolina, em Dezembro de 2015 o total foi de 96.194, ou seja, menos 4,11%. No caso do diesel assistiu-se a uma quebra de 3,6% no último mês do ano para um total de 414.990 toneladas, mostram os dados da ENMC.


Esta quebra acontece num mês de habitual aumento de tráfego, mas também num período marcado pela queda acentuada dos preços do petróleo que levaram as cotações tanto da gasolina como do gasóleo a afundarem nos postos de abastecimento nacionais. E surge num ano de retoma da actividade económica, o que a torna mais surpreendente.


Mais consumo


Apesar do saldo em Dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, ser negativo, no acumulado do ano manteve-se a tendência de crescimento de procura por combustíveis. Foram consumidos 5,77 milhões de toneladas de gasolina e gasóleo nos 12 meses de 2015.


Houve, no acumulado do ano, um crescimento de 2,21% no consumo de combustíveis em Portugal, segundo os dados da entidade liderada por Paulo Carmona. Para este resultado contribuiu essencialmente o gasóleo, o combustível mais utilizado no país, que apresentou um aumento de 2,67%. A gasolina, por seu, lado, obteve uma variação positiva, mas de apenas 0,29% face ao total de 2014.

Ver comentários
Saber mais combustíveis gasolina gasóleo mercado cotações petróleo simples "premium" normais preços consumo toneladas Portugal Dezembro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio