Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

AIE: Excesso de produção de crude vai diminuir no segundo semestre

A AIE acredita que os produtores americanos de petróleo vão continuar a reduzir a sua produção, diminuindo o excesso de oferta no mercado, à medida que o consumo dá sinais de retoma.

Bloomberg
14 de Abril de 2016 às 09:59
  • ...

A Agência Internacional de Energia considera que a actual oferta excessiva de petróleo no mercado tenderá a ajustar-se a uma situação de maior equilíbrio face à procura na segunda metade do ano, à medida que as baixas cotações continuam a afectar a produção da matéria-prima fora da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

A oferta de matéria-prima irá diminuir para 200 mil barris de petróleo por dia no segundo semestre do ano, face aos 1,5 milhões de barris diários nos primeiros seis meses de 2016, antecipa a AIE, num relatório divulgado esta quinta-feira, 14 de Abril.

A nova previsão da instituição baseia-se na expectativa de que a produção por parte dos produtores de petróleo de xisto norte-americanos recue o máximo desde 1992, com as petrolíferas da região a debaterem-se com a forte queda das receitas devido às baixas cotações do crude.

"Há sinais de que a muito antecipada queda na produção do petróleo de xisto nos EUA está a ganhar ritmo", refere o mesmo relatório.

Depois de terem tocado em mínimos de 12 anos no arranque do ano, os preços do crude dispararam 30% nos últimos dois meses, depois da Arábia Saudita e da Rússia terem iniciado conversações para alcançarem um acordo para congelar a produção de petróleo.

Novas estimativas

As novas estimativas marcam uma mudança nas expectativas da AIE, que no passado mês de Fevereiro tinha aumentado as suas estimativas para a oferta de petróleo global e alertado para novas descidas dos preços do petróleo.

A AIE prevê uma quebra da produção fora da OPEP de cerca de 700 mil barris de petróleo por dia este ano para uma média de 57 milhões diários. Enquanto a produção de petróleo de xisto se revelou mais resistente aos baixos preços do que era esperado, a AIE refere que há evidências crescentes que "as quedas da produção estão a acelerar".

A par da quebra da produção nos EUA, a AIE adiantou que está confiante que o consumo de combustível aumente em cerca de 1,2 milhões barris por dia em 2016. O aumento do consumo, associado à menor produção irão contribuir para um maior equilíbrio entre a oferta e a procura na segunda metade do ano.

Ver comentários
Saber mais Petróleo crude Brent WTI produtores OPEP EUA petróleo de xisto AIE custos produção oferta consumo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio