Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

As recomendações da AIE para Portugal lidar com os seus desafios energéticos

A Agência Internacional da Energia (AIE) considera que um dos desafios do sector energético que se coloca a Portugal prende-se com a redução do défice tarifário na electricidade.

Miguel Baltazar/Negócios
13 de Abril de 2016 às 20:20
  • ...

O director executivo da AIE, Fatih Birol (na foto), que esteve esta quarta-feira no CCB, em Lisboa, para a apresentação do relatório "Políticas Energéticas dos Países da AIE: Avaliação de Portugal 2016", apresentou as três recomendações da Agência para que Portugal possa lidar com os seus desafios.


A primeira recomendação feita a Portugal é a de implementar medidas para reduzir o défice tarifário até 2020. Com efeito, a AIE insta Portugal, no seu relatório, a "resolver o chamado défice tarifário provocado pelos desequilíbrios do passado entre os custos regulados do sistema eléctrico e as receitas das tarifas reguladas".

Neste âmbito, a AIE propõe que o país continue a combater as "rendas excessivas" no sector da energia e que se focalize numa reforma do mercado em matéria de estrutura das tarifas, dos mercados grossistas e do MIBGAS [Mercado Ibérico do Gás].

 

Já a segunda recomendação é a de o país prosseguir o desenvolvimento de mais interligações energéticas com a Europa continental. A AIE incentivou assim o Governo português a promover a criação de interligações mais fortes, nomeadamente na electricidade, entre a Península Ibérica e França.

 

Neste aspecto, importa manter o compromisso para com as renováveis, mas passar o foco para mecanismos de custo-eficiência que aproximem as energias renováveis do mercado.

 

Já o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, presente no evento, apontou para o facto de terem já sido lançadas as bases de um estudo para a interligação eléctrica entre Portugal e Marrocos. "É nosso objectivo que a interligação com Marrocos seja uma realidade e há uma delegação técnica a trabalhar nisso a bom ritmo. Em breve esperamos ter novidades", acrescentou.

 

Por fim, a terceira recomendação que a AIE fez a Portugal foi a de ter em conta que, com os desafios que se perfilam em termos ambientais e de segurança energética, a cooperação internacional é mais vital do que nunca. 

Ver comentários
Saber mais AIE Fatih Birol Políticas Energéticas dos Países da AIE Portugal Europa Península Ibérica secretário de Estado da Energia Jorge Seguro Sanches energia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio