Notícia
Dona da Prio e do "franchise" da Shell em Portugal avança para gasolineiras Q8
Espanhóis do grupo DISA, que detêm a Prio e também a Shell em regime de "franchising" no mercado ibérico, notificaram a Concorrência da compra da empresa revendedora dos combustíveis da Q8 em Portugal, pertencente ao grupo Vapo.
O grupo espanhol DISA, que, em 2020, comprou a Prio, tornando-se o quarto maior operador em Portugal, atrás da Galp, BP e Repsol e detém a Shell em regime de "franchising" no mercado ibérico, prepara-se para tomar conta das gasolineiras da Q8 em Portugal, marca da gigante Kuwait Petroleum Internacional (KPI), com a compra da Companhia Portuguesa de Comércio de Produtos Combustíveis (CPCPC).
Segundo a notificação, publicada esta sexta-feira, pela Autoridade da Concorrência, o grupo espanhol pretende adquirir a maioria do capital da CPCPC, que integra o grupo Vapo, fundado em 2009, ativo na exploração de postos de abastecimento e comércio por grosso de produtos petrolíferos e que gere em exclusivo as gasolineiras sob a marca Q8 em Portugal, que entrou no mercado português em 2015.
Este não é, no entanto, o único negócio entre os dois grupos. De acordo com a mesma notificação, os espanhóis planeiam também ficar com o controlo exclusivo da imobiliária Favorite Home, que opera no arrendamento de bens imobiliários.
Além de operar no setor dos combustíveis e energia, o grupo DISA atua na área da produção e distribuição de bebidas em Portugal, através da cervejeira Damm e da sua subsidiária, Fonte Salem.