Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fundo soberano da Noruega pode agora investir mais em imobiliário

O maior fundo soberano do mundo aposta, actualmente, 3,1% do seu capital em imobiliário. Isto apesar do limite de 5%, que foi agora revisto em alta para 7%. Mas o Ministério das Finanças norueguês alerta que esta fasquia é para evitar.

Bloomberg
05 de Abril de 2016 às 11:44
  • ...

O Fundo soberano da Noruega pode investir, actualmente, um máximo de 5% do seu património em imobiliário. Um valor que irá ser revisto, anunciou esta terça-feira, 5 de Abril, o Ministério das Finanças. O limite passa para 7%, mas o Norges Bank Investment Management (NBIM), responsável pela gestão do fundo, foi avisado que deve evitar a aproximar-se da fasquia.

Com uma capitalização aproximada de 744 mil milhões de euros, o fundo no qual a Noruega deposita as suas receitas do petróleo tem definidos vários limites ao seu investimento. A aposta em acções deve rondar os 60%, ao passo que os títulos de dívida podem representar entre 35% e 40% da carteira. Mais restrito é o investimento em imobiliário, que no máximo pode ascender a 5%.

Este valor será agora revisto para 7%. Tendo em conta a capitalização actual, isto significa que o NBIM poderá investir quase mais 15 mil milhões de euros nestes activos, comparando com o anterior limite. No final de 2015, apenas 3,1% do capital do fundo estava investido em imobiliário.

Apesar da revisão do limite, as Finanças da Noruega avisam que este é para evitar. "O Banco da Noruega deve procurar uma menor proporção de imobiliário fora do mercado financeiro, de modo a evitar ultrapassar o limite e ter de liquidar activos, caso haja súbitas e acentuadas quedas no valor dos investimentos cotados do fundo", explicou o Ministério.

Esta revisão fica aquém da que foi sido sugerida pelo banco central. O Banco da Noruega propôs em Dezembro um investimento máximo de 10% em imobiliário, além de uma quota de até 5% para investir em infra-estruturas. Esta última acabou rejeitada pelo Governo da Noruega.

Ver comentários
Saber mais Banco da Noruega Norges Bank Investment Management Noruega fundo soberano petróleo fundos de investimento imobiliário mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio