Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Juros da dívida recuam em toda a Europa com a perspectiva de mais estímulos do BCE

A dívida alemã continua a ser muito procurada pelos investidores. Berlim colocou hoje mais de 1,4 mil milhões de euros de dívida a 30 anos por um novo mínimo histórico, com os investidores a pagarem uma taxa de juro de 1,77%. No mercado secundário, os juros descem um pouco por toda a Europa.

Berlim, Alemanha
22 de Outubro de 2014 às 12:00
  • 1
  • ...

Os juros da dívida estão a recuar tanto nos países periféricos como nas maiores economias da Zona Euro. A perspectiva do Banco Central Europeu poder vir a aprovar mais medidas para estimular a economia da Zona Euro está a levar as taxas de juro da dívida soberana do euro a cair nesta quarta-feira, 22 de Outubro.

 

"Podemos estender as nossas intervenções a outros instrumentos, como a dívida corporativa", disse o membro da Comissão Executiva do BCE, Luc Coene, em entrevista ao jornal belga Les Echos, citado pela Bloomberg.

 

A autoridade monetária pode vir a aprovar em Dezembro a compra de dívida corporativa, caso os programas de compra de dívida privada ("covered bonds" e ABS) não surtam o efeito desejado, avançou ontem a Reuters citando várias fontes próximas do processo. 

 

O programa de "coveredd bonds" teve início esta semana e já comprou dívida garantida por empréstimos imobiliários ou empréstimos ao sector público a bancos espanhóis, franceses e italianos. O programa ABS vai ter início no final do ano.

 

Luc Coene, também governador do banco central da Bélgica, apontou que está a decorrer uma séria discussão no BCE sobre a introdução de medidas adicionais e que a sua aprovação vai depender dos dados económicos e da inflação que vão ser divulgados nas próximas semanas.

 

As taxas de juros estão assim a recuar tanto nos países periféricos como no Norte da Europa. Portugal está a perder 10,6 pontos base para 3,299%, enquanto na Grécia cai 45,5 pontos base para 7,257%. Já em Espanha desce 1,7 pontos base para 2,190% e em Itália recua 1,8 pontos base para 2,494%.


Na Alemanha, a taxa de juro está a cair para 1,7 pontos base para 0,854% e em França desce 1,7 pontos base para 1,278%. Mais a Norte, a taxa de juro da Finlândia perde 1,5 pontos base para 1,015%, enquanto a Holanda recua 1,0 pontos base para 1,026%.

 

"As notícias de compra de dívida tiveram um efeito benéfico nos mercados de dívida", disse à Reuters o analista do banco KBC, Piet Lammens.

 

A dívida alemã continua a ser muito procurada pelos investidores nos mercados. Berlim colocou hoje 1,428 mil milhões de euros de dívida a 30 anos. No entanto, o leilão ficou abaixo da meta de dois mil milhões de euros previstos. A dívida foi vendida a um juro médio de 1,77%, um novo mínimo histórico, abaixo dos 2,25% obtidos no leilão realizado no final de Maio.

Ver comentários
Saber mais BCE juros da dívida periféricos Alemanha bund Portugal
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio