Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE comprou 800 milhões de euros em dívida privada em quatro dias

O BCE está a aliviar o balanço dos bancos de forma a que chegue mais dinheiro à economia real. Mario Draghi já avisou que pretende engordar o balanço do BCE até um bilião de euros.

Reuters
24 de Outubro de 2014 às 08:45
  • 3
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) comprou 800 milhões de euros em dívida privada em quatro dias.

A notícia é avançada pela Bloomberg esta sexta-feira, 24 de Outubro, que cita três fontes próximas do processo.

 

O programa de compra de "covered bonds" teve início na segunda-feira, 20 de Outubro, e já comprou activos de bancos portugueses, espanhóis, franceses, italianos e alemães. Isto inclui a compra de dívida dos franceses BNP Paribas e Société Générale, do italiano Intesa Sanpaolo e do alemão Sparkasse Koelnbonn.

 

Este programa - assim como o ABS que entra em vigor mais tarde - pretende ajudar a travar a queda dos preços na Zona Euro e levar os bancos a emprestarem mais dinheiro a empresas e famílias. O início do programa de compra foi bem recebido esta semana tanto pelos mercados de capitais, como pelos de obrigações soberanas.

 

"Não ficaria surpreendido se as compras na primeira semana ficassem num número entre mil milhões e dois mil milhões de euros", disse à Bloomberg Heiko Langer, analista do BNP Paribas.

 

O BCE vai assim retirar estes activos do balanço dos bancos para colocar no seu, de forma a que os bancos façam chegar mais dinheiro à economia real. Mario Draghi já avisou que pretende engordar o balanço do BCE para níveis do início de 2012, até um bilião de euros do seu actual valor, um valor a rondar os três biliões.

 

O balanço oficial da primeira semana do programa de covered bonds vai ser feito pelo BCE na próxima segunda-feira, processo que se vai repetir semanalmente enquanto o programa durar.

Ver comentários
Saber mais BCE Banco Central Europeu dívida privada covered bonds abs
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio