Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BESI: Sucesso de OPA de Isabel dos Santos à PT SGPS é "limitado"

A unidade de investimento do Novo Banco, accionista da PT SGPS, defende que os 1,35 euros por acção oferecidos pela empresária têm um prémio reduzido. Os accionistas da PT podem preferir o caminho que está a ser seguido pela Oi do que a oferta a este preço, considera o BESI.

6.º- Isabel dos Santos
Fusão da Zon e Optimus aumenta influência. É a primeira empresária da lista.
10 de Novembro de 2014 às 09:54
  • 14
  • ...

O preço oferecido por Isabel dos Santos na oferta pública de aquisição (OPA) à PT SGPS - 1,35 euros - traduz um prémio de 11% face à cotação de fecho de sexta-feira passada – 1,217 euros. Um prémio "reduzido", segundo o BESI, casa de investimento do Novo Banco, que tem 10% da PT SGPS.

 

"As hipóteses de um resultado bem-sucedido podem ser limitadas, tendo em conta não apenas o prémio reduzido face ao preço das acções da PT mas, acima de tudo, considerando as condições definidas para que a oferta avance", comenta o analista Nuno Matias na nota de "research" do BESI desta segunda-feira, 10 de Novembro.

 

São várias as condições impostas pela oferta protagonizada pela Terra Peregrin, sociedade controlada por Isabel dos Santos: uma delas é que a combinação de negócios entre a PT e a Oi seja suspensa, logo, adiada. Além disso, a empresária filha de Eduardo dos Santos não quer alterações nas posições da PT e da Oi enquanto decorrer esta oferta, cujo anúncio preliminar foi feito este domingo, 9 de Novembro.

 

"O facto de a oferta colocar condições ao campo de acção da Oi em termos de opções estratégicas, nomeadamente a venda de activos ou a participação em fusões ou aquisições, pode criar um obstáculo significativo aos accionistas da PT na análise à oferta, já que acreditamos que o potencial de ganhos dos accionistas da PT pode ser mais elevado se a Oi continuar o seu caminho de venda de activos de forma a participar na consolidação móvel brasileira do que através da oferta a este preço", assinala o BESI na nota de "research". A operadora brasileira, que controla a PT Portugal (onde se encontram os serviços Meo), já veio dizer que o caminho delineado pela própria é para seguir.

 

Nuno Matias também considera "difícil" que a gestão da Oi "venha a suspender alguns dos processos em que a empresa está envolvida (a possível venda da PT Portugal, a alienação dos activos africanos), apenas porque um dos accionistas foi alvo de uma oferta que tem como condição que não haja alterações da estrutura da PT e da Oi".

 

O BESI adianta que a oferta pode ainda ser uma forma de Isabel dos Santos ganhar poder negocial no combate para a compra da Unitel à PT/Oi.

 

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Isabel dos Santos PT Novo Banco OPA PT SGPS. BESI Oi
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio