Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT SGPS registou a maior queda semanal de sempre ao afundar 28%

A semana da PT SGPS foi marcada pelo Oi a anunciar o cancelamento da política de dividendos aos seus accionistas. Ficou também a saber-se que a PT pode vir a incorrer numa coima de 25 mil a cinco milhões de euros aplicada pelo regulador de mercado.

30 de Janeiro de 2015 às 16:05
  • 24
  • ...

A PT SGPS registou a maior queda semanal de sempre ao afundar 28,38%. Este foi o maior tombo semanal desde que a cotada iniciou a negociação na bolsa de Lisboa em 1995.

 

A companhia fechou a sessão desta sexta-feira, 30 de Janeiro, a cair 7,75% para 63,1 cêntimos.

 

O cenário também é negativo no outro lado do Atlântico para a brasileira Oi, detida em 39% pela PT SGPS. A Oi está a cair 7,53% para 5,16 reais na bolsa de São Paulo.

 

Desde o início da semana que a Oi já recuou 26,39%. Com a actual queda, a cotada encaminha-se também para a maior queda semanal de sempre.

 

A queda das duas cotadas acontece depois da brasileira Oi ter anunciado ontem o cancelamento da política de dividendos aos seus accionistas. O acordo em vigor previa a distribuição de 500 milhões de reais ao longo de 2014, 2015 e 2016.

 

Foi também esta semana que se ficou a saber que a PT SGPS pode vir a incorrer numa coima de 25 mil a cinco milhões de euros aplicada pelo regulador de bolsa. Isto pode acontecer se a CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) chegar à conclusão que a empresa não prestou informações "completas, verídicas, actuais, claras, objectivas e lícitas" no que respeita às aplicações financeiras que subscreveu junto do Banco Espírito Santo de aplicações financeiras do Grupo Espírito Santo (GES).

 

Segundo uma auditoria da consultora PwC, a PT SGPS poderá vir a incorrer numa contra-ordenação muito grave. O processo continua a ser avaliado pela CMVM. O relatório da PwC inclui uma análise jurídica feita pelo escritório de Rogério Alves que conclui que a PT endividou-se para subscrever aplicações financeiras do Grupo Espírito Santo.

 

A semana teve início com os detentores de obrigações da Oi a darem luz verde à venda da PT Portugal à Altice no valor de 7,4 mil milhões de euros.

 

A companhia brasileira comprometeu-se também a utilizar a totalidade do encaixe da operação "exclusivamente para o pagamento de suas dívidas e/ou para a realização de operações societárias que tenham como objectivo a consolidação do sector de telecomunicações no Brasil, inclusive aquisição de participações em outras operadoras de telefonia móvel".

 

(Notícia actualizada às 16h50 com os valores actualizadas após o fecho da bolsa de Lisboa)

Ver comentários
Saber mais PT SGPS Portugal Telecom Lisboa Oi São Paulo CMVM Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Grupo Espírito Santo GES Banco Espírito Santo economia negócios e finanças bolsa economia (geral)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio