Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa grega dispara 9% e juros a dois anos afundam 150 pontos

A expectativa de que a Grécia chegará a um acordo com os credores antes do Eurogrupo de 18 de Junho levou a bolsa de Atenas a valorizar 8,93%. Os bancos registaram as maiores subidas - como o Piraeus Bank, que disparou 20,35%.

50º - Grécia (57º em 2014)
Bloomberg
11 de Junho de 2015 às 15:36
  • 3
  • ...

A expectativa de que Governo grego e os credores poderão chegar a um acordo nos próximos dias levou a bolsa de Atenas a registar fortes ganhos na sessão desta quinta-feira, 11 de Junho. O principal índice bolsista da Grécia avançou 8,93%, a maior subida desde o dia 24 de Fevereiro, em que disparou 10,92%.

A impulsionar os ganhos estiveram sobretudo as cotadas do sector financeiro, com o índice que reúne os principais bancos do país, o FTSE/Athex Bank Index, a valorizar 16,93%.

As maiores subidas foram registadas pelo Piraeus Bank, que disparou 20,35%, e pelo Eurobank Ergasias, com um avanço de 17,89%. Já o National Bank of Greece somou 15,84% e o Alpha Bank 15,09%.

O optimismo dos investidores reflectiu-se, igualmente, no mercado de dívida, com os juros das obrigações gregas a registarem fortes alívios. No prazo a dois anos, a ‘yield’ afunda 150 pontos base para 24,718%, enquanto os juros associados aos títulos a dez anos descem 44,4 pontos base para 11,17%.

Esta evolução acontece num dia em que se cresceram as expectativas em torno de um acordo que ponha fim ao impasse das negociações entre Atenas e os credores.

Segundo avançou fonte oficial da Comissão Europeia à Reuters, a Grécia e os credores poderão chegar a um acordo na próxima semana, a tempo do próximo Eurogrupo, a 18 de Junho.

De acordo com a mesma fonte, as negociações entre Atenas e as instituições – Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Central Europeu (BCE) e Comissão Europeia prosseguem esta quinta-feira, com um foco na reforma das pensões, IVA e metas do excedente primário. "Tudo isso e muito mais estará sobre a mesa. Não acho que haverá um avanço ainda hoje, mas acho que há boas hipóteses de, na próxima semana, haver um acordo que possa ser aprovado pelo Eurogrupo", garante fonte da Comissão, citada pela Reuters.

Esta quinta-feira, também o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, apelou à celeridade nas negociações, mostrando-se confiante na possibilidade de um acordo brevemente.

"Gosto muito de tragédias gregas, mas agora precisamos de um final feliz", afirmou Moscovici, em declarações à rádio RTL.

Referindo-se à reunião do Eurogrupo agendada para 18 de Junho, acrescentou: "Nos próximos dias devemos realmente intensificar as conversações e devemos ser produtivos".

 

Também Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, instou a Grécia a chegar a um acordo com os parceiros na reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, o Eurogrupo, agendada para o próximo dia 18 de Junho.

"Acho que o Governo grego tem que ser um pouco mais realista", afirmou Tusk, numa conferência de imprensa, em Bruxelas. "Não há mais tempo para jogos. O dia está a chegar, e receio que alguém diga que o jogo terminou". 

Ver comentários
Saber mais Governo Atenas Grécia Athex Bank Index Eurogrupo economia negócios e finanças política Comissão Europeia Banco Central Europeu
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio