Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugueses viajaram menos mas ficaram mais tempo fora no Verão de 2014

Visitaram menos os familiares e deslocaram-se mais em negócios, sobretudo em território português. Os turistas nacionais continuam a privilegiar as viagens turísticas, reforçando a sua presença além fronteiras.

Paulo Duarte/Negócios
30 de Janeiro de 2015 às 13:06
  • ...

Foram seis milhões as viagens turísticas realizadas por residentes em Portugal durante o terceiro trimestre de 2014, que corresponde ao período de Verão entre Julho e Setembro. Os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística revelam assim uma quebra de 5,7% em termos homólogos.

 

Ainda assim, a duração média das viagens realizadas registou um aumento. As deslocações de quatro e mais noites registaram um incremento de 2,1%.

 

A maioria dos portugueses apontam lazer ou férias como justificação para viajar neste período. A categoria acaba por registar uma quebra homóloga de 3,5%, representando 3,6 milhões de viagens.

 

No Verão de 2014, os portugueses também cortaram nas visitas a familiares e amigos, com este motivo a cair na ordem dos 13%. Nesse sentido, foram realizadas 1,9 milhões de viagens.

 

A impedir resultados mais penalizadores está a evolução positiva das viagens de negócio e de trabalho, a crescer 6,6%.

 

Na prática, três em cada dez residentes em Portugal efectuaram deslocações turísticas – dentro e fora do país – no período estival. O mês de Agosto volta a atingir o pico a este nível, com 21% dos portugueses a viajar. 

 

No terceiro trimestre de 2014, as mulheres mantiveram a maioria (52%) no total de turistas, apesar de um ligeiro decréscimo face ao ano anterior. Um em cada três turistas nacionais tem entre 25 e 44 anos.

 

No Verão passado, privilegiaram o estrangeiro, com as viagens internacionais a aumentar 1,4%. Os portugueses optam mais pelo avião e recorrem cada vez mais à Internet para fazer a marcação dos serviços associados. No total, foram realizadas 518 mil viagens além-fronteiras no período em análise.

 

As deslocações domésticas – que continuam a ser a maior fatia, totalizando 5,5 milhões - encolheram 6,3% em comparação com o mesmo período de 2013.

Ver comentários
Saber mais Portugal Instituto Nacional de Estatística estilo de vida e lazer economia negócios e finanças turismo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio